Categories: Notícias

O poder das ofertas personalizadas

Os grandes varejistas on-line já entenderam: a chance de compra ao enviar para o cliente ofertas personalizadas é muito maior. O problema é que se você faz uma determinada busca, de quadros decorativos, por exemplo, eles passam a fazer parte constante da home page do varejista e até de e-mails com ofertas.

Recentemente, Robert Hetu, diretor de pesquisa do Gartner para a indústria de varejo, relata ter comprado um suporte de parede para sua televisão de tela plana em um varejista A. Adquiriu ainda, no varejista B, alguns brinquedos do Star Wars.

Dias depois, ele recebeu por e-mail uma lista totalmente aleatória de produtos com base nas compras anteriores. “A oferta generalizada teria sido muito mais eficaz no sentido de me envolver em vez de uma oferta que não tinha relação com o meu comportamento”, afirmou em post em seu blog.

Segundo ele, ofertas personalizadas requerem um conhecimento profundo do comportamento do cliente que implicam em desafios e recomendações, listadas por ele abaixo:

Desafios
• Varejistas que executam estratégias de personalização sem segmentação comportamental do cliente não vão obter sucesso na economia digital.
• Sem segmentar clientes de forma consistente em atividades de merchandising, os varejistas correm o risco de realizar uma execução de forma inconsistente e gerar insatisfação no cliente.

Recomendações
Na visão do consultor, CIOs de varejo, diretores de marketing e chefes de merchandising devem:
• Desenvolver a segmentação comportamental do cliente de forma avançada e com base em informações dos clientes em todos os canais de contato com a marca.
• Certifique-se de que os dados de comportamento do cliente foram segmentados e efetivamente utilizados em todas as áreas funcionais de apoio à estratégia de colocar o cliente no centro.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago