O papel do Marketing na Tecnologia da Informação

Direcionar um novo olhar às ações de marketing é essencial, tanto para quebrar paradigmas, quanto para ampliar a percepção na busca de resultados

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2:21 pm - 04 de julho de 2016

Nos últimos anos, as empresas estão enfrentando um aumento no nível da competitividade. A capacidade de entender as mudanças no perfil dos colaboradores e consumidores exige dos gestores uma atenção maior no que diz respeito às tendências de mercado e às novas tecnologias. E, dentro deste contexto, a palavra marketing nunca esteve tão presente no dia a dia das pessoas, nos quatro cantos do planeta.

Compreender a real dimensão do seu significado se tornou um desafio para grande parte das organizações. Direcionar um novo olhar às ações de marketing é essencial, tanto para quebrar paradigmas, quanto para ampliar a percepção na busca de resultados. E entre os requisitos na busca por resultados desejados, está o conhecimento dos desejos, demandas e necessidades de todos os envolvidos nesta cadeia.

marketing

Isto vale para os mais diversos segmentos, inclusive o de Tecnologia da Informação (TI). Enquanto ao marketing cabe o desenvolvimento das ideias, o setor de TI fica responsável por oferecer os instrumentos necessários para inovar, medir, controlar e, sobretudo, ajudar a trazer os resultados e tornar suas ações mais assertivas e eficazes. Hoje, Marketing e a Tecnologia da Informação se completam. 

Embora na maior parte dos casos as avaliações sejam feitas tomando por base a observação e experiência pessoal e profissional, não há como negar que é por meio das análises das informações sobre o mercado, suas operações e seus clientes que as empresas conseguem destinar, de maneira segura, seus recursos às ações de marketing. Sem elas, os resultados gerados podem resultar no insucesso das estratégias pensadas, bem como comprometer o desenvolvimento organizacional.

Os investimentos precisam agregar valor ao negócio e, embora possam parecer supérfluos em um primeiro momento, é justamente em um cenário de crise que as empresas precisam se reinventar e se fortalecer com o objetivo de superar as intempéries oportunistas.

Uma gestão eficiente terá não somente o controle dos seus colaboradores, como também evitará o desperdício de dinheiro (algo impensável nos dias de hoje). Isto será primordial para evitar que as ações de marketing, no futuro, se revelem nocivas à companhia.

 

 

(*) Bruno Scaravelli é Gegente de Marketing e Inteligência de Mercado da Mega Sistemas Corporativos

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