Categories: Notícias

O cenário da comunicação unificada nas empresas em 2020

As empresas estão, cada vez mais, apostando em novas soluções que visam a produtividade e a redução de custos, como instituir o home office e realizar reuniões à distância, optando por escritórios cada vez menores.

Com os avanços tecnológicos, tendo em vista esse atual cenário do mercado de trabalho, as organizações tendem a se afastar dos serviços tradicionais de comunicação, preferindo utilizar uma a comunicação unificada (UC), uma forma de integrar ferramentas como mensagens instantâneas, voz e vídeo, resultando também na facilidade da troca de informações entre colaboradores de uma mesma empresa ou com seus parceiros.

A comunicação unificada traz muitos benefícios e agilidade nos processos e pode ser aplicada em organizações de diversos segmentos. Duas verticais em crescimento nesse mercado são a teleaudiência e a telemedicina, que, apesar de diferentes áreas de atuação, ambas tratam de tecnologias modernas que facilitam a disseminação da informação,
anulando a necessidade de deslocamento entre pessoas e usuários dos serviços.

Em 2020, dentre as opções que o mercado oferece e analisando o comportamento das empresas nos últimos anos, acredito que o ideal seja apostar em soluções “MultiJoin”, plataformas unificadas de comunicação que possui um recurso inerente que transforma os equipamentos de videoconferência para as salas de reuniões em ambientes agnósticos, permitindo a integração com qualquer plataforma convencional de mercado como o Microsoft
Teams, Blue Jeans, Zoom , Cisco Webex e outros.

As plataformas em nuvem oferecem mais produtividade e custos reduzidos, pois o sistema opera dentro de uma infraestrutura compartilhada, além de melhorar o aproveitamento dos investimentos, eliminando a necessidade de compra de hardware, espaço físico e reduzindo custos de manutenção da estrutura de videoconferência. Além disso, não é necessário que a área de TI da organização fique responsável por ajustes e falhas, já que essas plataformas presentam um suporte técnico inerente.

O mercado tem exigido que as empresas invistam, cada vez mais, de dentro para fora, pois é a partir de bons processos internos que conseguem se estruturar, crescer e se posicionar. Soluções para reduzir os custos devem ser implementadas sem que atrapalhem os processos dos colaboradores e a comunicação unificada existe para combinar estes dois fatores, resultando em bons ganhos para as organizações.

*Rafael Gomes é Sales Engineer LATAM – Seal Telecom

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago