O app que você baixou é realmente seguro?

A pesquisa “Você é um especialista em cibernética?”, realizada pela empresa de cibersegurança Kaspersky Lab, mostra que uma parte significativa dos usuários brasileiros de smartphones instalam aplicativos em seus dispositivos sem entender quais são as possíveis consequências desse ato. Este app é realmente seguro?

Ainda segundo o estudo, quase 40% dos consumidores não revisam o contrato de licença do aplicativo ao baixar no celular, sendo que quase 15% não leem as mensagens de instalação desses programas. Ou seja, clicam em “avançar” e “aceito” sem saber o compromisso que está assumindo – é como assinar um contrato sem ler suas cláusulas.

A questão é que alguns apps podem colocar em risco a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou até mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um smartphone de maneira legal, pois o usuário autorizou (sem saber) estes acessos durante o processo de instalação.

Confira algumas dicas preparadas pela Kaspersky Lab para baixar e utilizar aplicativos com segurança no celular.

1. Faça download de fontes confiáveis

Os dispositivos móveis também são usados para distração, na qual baixamos jogos inofensivos para passar o tempo. É importante somente baixar apps de fontes confiáveis ou de lojas oficiais, como Google Play e Apple App Store.

2. Sempre cheque a privacidade do aplicativo

É importante ler atentamente as condições e informações ao utilizar apps de jogos e testes. Como você pode compartilhar informações de seus amigos quando você concorda em sincronizar sua lista de amigos, os apps também podem dividir suas informações. Certifique-se de alterar as configurações para controlar as categorias de informações que as pessoas podem ter acesso.

3. Verifique a lista de permissões que o app solicita

Não clique em “avançar” durante a instalação sem verificar o que está aceitando. Alguns aplicativos podem ser usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização, etc., para fins comerciais.

4. Tenha uma senha forte e única

Nunca crie uma senha fácil de ser adivinhada, como datas de aniversário, lugar de nascimento, nome do pais, etc. Dados como esse são fáceis de serem encontros na internet, como Facebook. Para ter uma senha forte, combine letras, números e símbolos. Para administrar suas senhas, utilize um administrador de senhas.

5. Proteja seu dispositivo

Use uma solução de segurança para proteger seu smartphone ou tablet contra ameaças virtuais. Ela protegerá contra apps e sites fraudulentos, mantendo a privacidade do usuário graças aos recursos como filtro de texto e chamada antirroubo, que garantirá a segurança dos dados do usuário se dispositivo for perdido ou roubado.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago