Nuvemshop adota HubSpot e aumenta base em 900% em menos de seis meses

Ferramentas da plataforma permitiram aumentar número de leads qualificados em 238%

Author Photo
3:31 pm - 03 de fevereiro de 2025
Imagem: Shutterstock

A plataforma brasileira de e-commerce Nuvemshop tem 130 mil lojas ativas na América Latina. Atuando na Argentina, Brasil, México, Colômbia e Chile, a empresa enfrentava dificuldades de integração entre suas próprias áreas internas, sendo que um dos maiores desafios era fazer com que vendas e marketing trabalhassem de maneira conjunta.

Na prática, isso afetava os resultados de conversão de clientes. Cada setor usava as próprias ferramentas, o que acabou gerando excesso de plataformas e falta de integração, organização e pouca comunicação entre áreas. A empresa também não queria fazer a migração de todas as informações e dados para evitar problemas organizacionais.

“Estávamos divididos entre ferramentas que só atendiam uma área ou outra”, lembra Bruno Fernandes, diretor de crescimento global da Nuvemshop. Para resolver essa dificuldade, a Nuvemshop buscou no mercado soluções que conseguissem atender as demandas de várias áreas. Optou pela adoção de soluções da HubSpot.

O projeto utilizou a metodologia inbound. Incluiu, entre outras coisas, a criação de páginas com materiais para download para capturar e segmentar usuários e alcançá-los usando estratégias personalizadas. As ferramentas de automação e nutrição de leads, por sua vez, permitem captar o alto volume de tráfego da Nuvemshop para melhorar a experiência com a marca e converter clientes futuramente.

Leia também: Simpress neutraliza carbono e refloresta 30 mil árvores com outsourcing de TI

“Este ano, já superamos a nossa meta em volume de oportunidades geradas por estratégias de nutrição durante todo o ano anterior. Em uma previsão otimista, esperamos fechar o ano com crescimento de 137%”, diz Fernandes.

A empresa também tem usado mais e melhores critérios para segmentar a base de leads e direcionar a comunicação. O time de marketing considera Alguns dos resultados obtidos com uso do marketing hub incluem 957% (ou nove vezes mais) inscritos semanalmente, e aumento de 238% no número de MQLs no YoY. O volume de automações de marketing também cresceu 400%.

Melhoria em vendas

A Nuvemshop começou a usar o Sales Hub em dezembro de 2021. Desde então, fez a configuração do CRM para que a equipe de vendas pudesse consultar informações em uma única plataforma, utilizando a estrutura de objetos principais: empresas, negócios e contatos.

Também adotou ferramentas automatizadas para fluxos de trabalho, sequências e a estrutura de atividades – reuniões, chamadas, tarefas – para otimizar o dia a dia dos colaboradores.

Com isso, a Nuvemshop Next cresceu mais de seis vezes nos últimos 12 meses, e no último trimestre teve 80% de crescimento no volume de contratos. A empresa centralizou operações no CRM com automações que substituíram tarefas manuais. Como resultado, o time de vendas consegue extrair métricas em cada etapa do funil para identificar gargalos e ajustar ações coletivas ou individuais.

A plataforma também ajuda na tomada de decisões junto ao time de produtos. Usando inputs de “razão de negócios perdidos”, a equipe consegue priorizar o desenvolvimento de soluções baseado nos dados registrados pelo time de vendas ao longo dos últimos meses.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.