Categories: Notícias

Novos iPhones têm sistema de pagamento por aproximação

No lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus ontem (9/9), Tim Cook, CEO da Apple, afirmou que os produtos são os maiores avanços do iPhone na história. Junto com o anúncio, Cook também falou sobre o sistema de mobile payment batizado de Apple Pay, que visa substituir as carteiras.
Para o executivo, o sistema de cartão de crédito atual que expõe números é “ultrapassado e vulnerável”. O sistema trabalha por meio de um sensor sensível ao toque e Comunicação por Campo de Proximidade, ou Near Field Communication (NFC).
Nos Estados Unidos, lojas como Bloomingdale’s e McDonald’s já aceitam o sistema de pagamento Apple Pay, de acordo com a fabricante. Além disso, a empresa de Cupertino está instalando o método de pagamento em e-commerces como Target e Groupon. Com o sistema, não será preciso incluir os dados do cartão de crédito.
No Brasil, pagamentos com cartão crescem cada vez mais. No primeiro semestre de 2014, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões somaram 455 bilhões de reais no período, alta de 16,3% ante o primeiro semestre de 2013, ante previsão de crescimento de 17,1% no ano. Em 2013, o faturamento do setor subiu 17,8%.
Visa também anuncia entrada no Apple Pay
A Visa anunciou que também vai aderir ao novo serviço de pagamento da Apple. Graças à nova tecnologia da companhia, chamada Serviço Visa de Tokenização, instituições financeiras nos Estados Unidos poderão adicionar os cartões de crédito e débito Visa no Apple Pay.
A tecnologia projetada pela companhia substitui a informação sensível de contas de pagamentos encontradas nos cartões de plásticos por um número de conta digital ou “token”, que pode ser guardado de forma segura em dispositivos móveis e usado para compras em comércios e apps.
O serviço será disponibilizado em fases, apoiando inicialmente as instituições financeiras que são as primeiras participantes no lançamento do Apple Pay. Em seguida, o serviço ficará disponível para todos seus clientes norte-americanos.
CyberSource e Authorize.Net, duas plataformas de pagamento de propriedade da Visa, também se integraram ao Apple Pay, oferecendo aos comércios on-line soluções de gerenciamento de pagamentos e apoiando-os para que aceitem pagamentos nos apps do iPhone 6, Iphone 6 Plus e Apple Watch.
Adesão ao sistema
O Groupon também anunciou nesta quarta-feira (10/9) que irá aderir ao sistema de pagamento móvel projetado pela Apple. De acordo com a companhia, a nova opção de pagamento estará disponível a partir de outubro, nos Estados Unidos, data que coincide com a liberação da atualização do aplicativo, que é um dos 25 mais baixados da App Store no país. Até o momento, não há previsão de implantação no Brasil.
LEIA MAIS:

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago