O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) selecionou 101 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) para seu segundo ciclo do programa. Os projetos selecionados na Chamada Pública nº 16 de 2014 somam 8.738 pesquisadores de 410 laboratórios, localizados nas 27 unidades da federação.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm o maior número de sedes dos INCTs selecionados, com 33, 19 e dez projetos, respectivamente. O financiamento também está previsto para redes lideradas por laboratórios do Amazonas (2), Bahia (6), Distrito Federal (4), Goiás (1), Maranhão (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (4), Piauí (1), Paraná (2), Rondônia (1), Rio Grande do Sul (9), Santa Catarina (4) e Sergipe (1).
A região Sudeste concentra 62 sedes de projetos, 192 laboratórios associados e 4.599 pesquisadores. São 15 INCTs liderados por instituições de estados do Sul, 14 do Nordeste, sete do Centro-Oeste e três do Norte.
A lista abrange áreas como agropecuária, biodiversidade, energia, nanotecnologia, problemas urbanos, questões ambientais e tecnologias da informação e comunicação. Somente em saúde há grupos dedicados a doenças cerebrais, genéticas, hormonais, negligenciadas e tropicais, câncer, dengue, diabetes, obesidade e tuberculose, além do desenvolvimento de vacinas, fármacos e medicamentos e de genômica comparativa, medicina regenerativa, pesquisa com células-tronco, psiquiatria e resistência a antimicrobianos.
*Com informações do MCTIC
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…