Os recém-atualizados iMacs da Apple têm muito a oferecer aos usuários corporativos e consumidores, incluindo processadores mais rápidos e desempenho gráfico aprimorado.
É interessante notar que a Apple escolheu anunciar esses novos Macs com nada além de um comunicado à imprensa, apesar de os computadores não terem visto atualizações significativas desde a WWDC 2017.
Isso provavelmente reflete a importância com a qual a empresa vê o lançamento de seu serviço de streaming em março de 2019, o Apple TV+, revelado na última segunda-feira, 25/3, durante evento nos Estados Unidos.
Tomar a decisão de lançar iPads e iMacs atualizados na semana anterior ao lançamento do serviço de streaming mostra a determinação da empresa em não desviar o foco desse lançamento, refletindo os milhões de dólares que gastou junto ao serviço.
“Se a Apple anunciasse os novos Pads, isso se tornaria um evento de hardware, e não é o que ela quer”, afirma a analista da IDC, Lauren Guenveur, à CNN.
Embora isso faça sentido estrategicamente, posso imaginar que as pessoas envolvidas no desenvolvimento dos novos Macs e iPads teriam gostado bastante de um evento adicional da Apple para apresentar os novos dispositivos. Afinal, as vendas de Mac e iPad geraram uma receita significativa de US$ 11 bilhões no 4T de 2018.
Como a Apple melhorou seus iMacs?
Novos processadores Intel, gráficos mais rápidos e outros aprimoramentos significam que esses iMacs com apenas 5 milímetros de espessura devem ser desktops extremamente capazes de lidar com tarefas de uso intensivo de gráficos, como edição de vídeo, desenvolvimento de conteúdo 3D ou design gráfico.
Os novos iMacs não apenas oferecem telas Retina (4K ou 5K, dependendo do tamanho da tela), mas agora também usam os gráficos Radeon Pro Vega e oferecem até 14,7 milhões de pixels, 1 bilhão de cores e 500 nits de brilho.
Os iMacs vêm com 8GB de memória como padrão e podem suportar até 32GB. As interconexões incluem quatro portas USB 3, duas portas Thunderbolt 3/USB-C, entrada de fone de ouvido, slot para cartão SDXC e conector Ethernet gigabit.
Detalhes dos modelos
A grande atenção está no aprimoramento do processador e dos gráficos. Confira os números abaixo:
Esses Macs são adequados para a empresa?
A crescente gama de produtos da Apple reflete o quanto ela mudou desde a visão de quatro produtos adotada por Steve Jobs no final dos anos 90, quando resgatou a empresa.
Os principais produtos da empresa eram todos os Macs. Hoje, ela tem uma variedade de famílias de produtos: Macs, dispositivos móveis, serviços e wearables, além de uma pilha crescente de produtos de software projetados para fazer tudo isso funcionar em conjunto.
Não é só a Apple que mudou. As necessidades de seu mercado também se transformaram.
A empresa reconhece, com razão, que o mercado que atende é maior do que nunca – 1,4 bilhão de usuários de iOS significa que centenas de milhões de pessoas agora andam por aí com um computador no bolso.
No entanto, todo mundo tem necessidades diferentes. Isso é reflexo dos requisitos mais díspares deste mercado maior para o qual a Apple agora oferece uma gama mais ampla do que antes de produtos diferenciados para diferentes necessidades.
O problema é que as necessidades da TI corporativa também estão mudando. Muitas tarefas que antes precisavam de um PC, agora podem ser manipuladas de forma bastante competente por um iPad mini, enquanto outras tarefas que nunca existiram podem precisar de um Mac.
Mesmo assim, e mesmo dentro disso, a necessidade das empresas pelo desenvolvimento e design de software está crescendo, não diminuindo, e esses novos iMacs fornecem o poder para lidar com tais tarefas – embora, as companhias que desenvolvem a próxima geração de Realidade Aumentada (AR) e soluções de colaboração possam precisar de ainda mais potência, que eu acho que eles encontrarão na WWDC 2019.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…