Com o objetivo de preparar professores para disseminar o ensino da programação ao maior número possível de alunos, o Programaê!, representante da Hora do Código no Brasil e fruto de parceria entre Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo realiza, entre os dias 7 e 11 de novembro, a primeira edição da Hora do Código nas Escolas, iniciativa que visa impactar educadores do Ensino Fundamental I e II e mostrar que a tecnologia pode ser uma facilitadora para a educação.
A ideia é que educadores e professores se dediquem ao menos uma hora de suas vidas à linguagem dos códigos. A ação pretende mobilizar professores de todo o Brasil com apoio de um hotsite.
Na plataforma, videoaulas ensinam, gratuitamente, passo a passo, como passar a metodologia para crianças e adolescentes, além de apresentar atividades propostas pela Code.org, criadora dessa maratona e parceira do Programaê!.
Ministradas pelo professor Francisco Isidro Massetto, curador de conteúdo do projeto, doutor em engenharia elétrica com ênfase em sistemas digitais e bacharel e mestre em ciência da computação, as aulas mostram que ensinar programação é fácil e transmitir esse conhecimento é possível.
O site ainda traz planos de aula com os quais é possível criar cursos de acordo com a complexidade desejada, quantidade e idade dos participantes, disciplina envolvida e equipamentos disponíveis para a atividade. Para incentivar o engajamento dos estudantes, as atividades são protagonizadas por personagens de sucessos como os games Angry Birds e Minecraft, a animação Frozen e a saga Star Wars.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…