Novo golpe no WhatsApp usa falsos emoticons

Author Photo
1:25 pm - 08 de março de 2016
A Eset identificou um novo tipo de golpe aplicado por meio de mensagens do WhatsApp, que utiliza um falso aplicativo de emoticons para roubar informações de contato dos usuários.
 
O ataque começa quando um contato do WhatsApp compartilha uma mensagem em um grupo ou em uma conversa individual, sugerindo que o usuário instale no smartphone um novo pacote de emoticons.
 
Quando o usuário clica no link, ele é direcionado para outro site, no qual recebe a instrução de compartilhar a mensagem sobre o novo pacote de emoticons com dez amigos ou três grupos do WhatsApp para concluir o download. 
 
Ao compartilharm, o usuários é enviado para outro site, no qual recebe a mensagem de que a operação não foi concluída. Em alguns casos, o usuário recebe a instrução de atualizar o número do smartphone para prosseguir com a instalação quando, na verdade, o objetivo é inscrevê-lo em serviços pagos ou inseri-lo em uma lista de spam para instalar diversos aplicativos.
Golpes no WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns, alerta a Eset. Basta verificar exemplos recentes como Starbucks, McDonald’s e Zara. Camillo Di Jorge, presidente da Eset, orienta que usuários não cliquem em links duvidosos ou desconhecidos. “Também recomendamos o uso de uma solução de segurança para dispositivos móveis, a fim de evitar possíveis ameaças como essa”, finaliza o executivo.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.