A estratégia de aquisições de empresas emergentes acompanha a história da Cisco. Desde setembro de 1993, quando realizou a compra da Crescendo Communications, a empresa soma 146 aquisições (de acordo com lista publicada em seu site), sendo a última delas a intenção de compra da fornecedora de plataforma da IoT MindMeld, anunciada em maio deste ano.
Trata-se de um caminho claro para agregar inovações. Não que a estratégia está sendo deixada de lado, mas o movimento agora é incentivar e promover o desenvolvimento interno. Um exemplo disso – e que orgulha os líderes da Cisco – é o novo conceito de rede intuitiva apresentado como a “nova era das redes” e principal atualização da história da companhia. Foram mais de 3 mil engenheiros Cisco envolvidos no desenvolvimento do projeto.
“Vamos continuar a fazer aquisições, que são certamente uma estratégia importante para o que fazemos mas queremos fomentar a inovação interna. Isso é um esforço que o Chuck (Robbins, CEO) e todos nossos times estão trabalhando. Queremos ter certeza de que temos muitos desenvolvimentos internos indo para o mercado, ao mesmo tempo de olho em aquisições”, afirmou Suse Wee, CTO do Cisco DevNet.
No caso da “Network.Intuitive”, David Ward, CTO de engenharia e líder de arquitetura, comenta que foram agregadas diversas tecnologias, muitas delas oriundas de aquisições, mas que funcionam como plataformas, enquanto a grande maioria dos códigos contou com esforços internos. “Sempre iremos utilizar todas as ferramentas disponíveis no nosso portfólio.”
Em paralelo ao foco interno e de aquisições, a Cisco destaca outras duas frentes para manter produtos inovadores no mercado: parcerias com grandes players, como a anunciada com a Apple, que visa ampliar a colaboração entre soluções Cisco e dispositivos iOS, além de reforçar a segurança nas redes; e também o investimento em startups. Segundo Robbins, já foram investidos US$ 3,2 bilhões em empresas early stage.
*O jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da Cisco
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…