Marcel Desco, CMO da YDUQS. Foto: Divulgação
A Yduqs, holding de educação superior dona de marcas como Estácio e Ibmec, adotou tecnologia da Adobe para otimizar campanhas digitais com “níveis avançados” de segmentação e abordagens personalizadas. O projeto de custo não revelado foi feito pela Netbiis, pela Cadastra e pela SponsorB.
Com a implementação de inteligência de dados e personalização, a companhia diz ter reduzido em até 24% o custo de aquisição de alunos (CAC) e aumentado em até 97% a conversão em ações de remarketing. O objetivo da Yduqs era qualificar audiências e automatizar processos de mídia e canais online para captar alunos em um período considerado crítico para o setor de educação superior privado: o lançamento dos resultados do ENEM.
Leia mais: Pesquisa da Apple mostra falha crítica em sistemas avançados de IA
“Essa iniciativa traz a essência da nossa estratégia, que é a de ganhos exponenciais em eficiência na comunicação e na conversão, pela utilização de dados e IA”, diz em comunicado Marcel Desco, CMO da Yduqs. “Além dos resultados concretos, essa abordagem tem ainda o valor de um relacionamento mais preciso, muito menos invasivo e de atrito zero com o prospect.”
No projeto, as soluções da Adobe foram implementadas pela Netbiis (parceira na implementação), Cadastra (serviços tecnológicos aplicados ao marketing) e SponsorB (desenho de escopo e priorização dos use cases). O projeto foi concluído em quatro meses e lançado em janeiro de 2025, próximo do período de matrículas.
O projeto adotou supressão de audiência em tempo real por meio da Real Time Customer Data Platform (RTCDP) da Adobe, integrada ao sistema Databricks, o que tornou possível reduzir custos de mídia online em 32%. Foram suprimidas das campanhas usuários com pouca chance de se matricularem, como aqueles que tinham acabado de realizar uma matrícula e estavam retornando ao site para tirar dúvidas. Antes da tecnologia, o trabalho era manual.
Também foi usada machine learning para modelagem de audiência, o que segundo os envolvidos no projeto permitiu identificar alunos com maior propensão à matrícula. No primeiro mês de operação, a segmentação resultou em aumento de 20% nas taxas de conversão em comparação ao período anterior, que não utilizava dados preditivos.
As ferramentas de automação também melhoraram o processo de remarketing, com abordagens personalizadas para prospects que interromperam fluxos de inscrição. O ajuste elevou em 97% a taxa de conversão nas ações de recuperação de interessados, segundo o Yduqs.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…