O que a compra da Lexmark pela Xerox representa para o mercado?

Negócio entre ícones da indústria de impressão deve ser concluído no segundo semestre de 2025

Author Photo
9:03 am - 30 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstocl

A Xerox anunciou na última semana que chegou a um acordo para adquirir a Lexmark International, da Ninestar Corporation, PAG Asia Capital e Shanghai Shouda Investment Centre, em um negócio avaliado em US$ 1,5 bilhão, incluindo passivos assumidos. A aquisição fortalecerá o portfólio central de impressão da Xerox e ampliará sua atuação global em impressão e serviços gerenciados, alinhando-se às necessidades em evolução das empresas no ambiente de trabalho híbrido.

A aquisição da Lexmark pela Xerox representa uma consolidação de dois grandes players da indústria de impressão, com o objetivo de criar uma entidade mais resiliente capaz de navegar pela transição digital. A empresa combinada terá uma participação de mercado global entre as cinco maiores nos segmentos de impressão de entrada, média e produção, atendendo a mais de 200 mil clientes em 170 países.

“Nossa aquisição da Lexmark unirá duas empresas líderes da indústria, com valores compartilhados, forças complementares e um compromisso profundo com o avanço da indústria de impressão, criando uma organização ainda mais forte”, disse na ocasião Steve Bandrowczak, CEO da Xerox. “Ao combinar nossas capacidades, estaremos mais bem posicionados para impulsionar o crescimento lucrativo de longo prazo e atender nossos clientes, reforçando nossa estratégia de reinvenção.”

Lexmark e Xerox: nova fase

Sediada em Lexington, Ky., a Lexmark é uma parceira e fornecedora valiosa da Xerox, reconhecida por suas soluções inovadoras de imagem e tecnologias, incluindo uma linha de impressoras e multifuncionais de ponta. A combinação das soluções da Lexmark com a tecnologia Xerox ConnectKey e serviços avançados de impressão e digitais resultará em um portfólio superior de ofertas, reafirmando o compromisso da Xerox em aumentar o valor para clientes e parceiros.

A transação também fortalecerá a capacidade da Xerox de atender clientes no mercado de impressão colorida A4, que é grande e em crescimento, diversificando sua presença geográfica e de distribuição, inclusive na região APAC. A nova organização atenderá mais de 200 mil clientes em 170 países, com 125 instalações de fabricação e distribuição em 16 países. Juntas, Lexmark e Xerox terão uma posição de destaque entre as cinco principais empresas globais nos mercados de impressão de entrada, média e produção, além de serem líderes no mercado estável de serviços de impressão gerenciados.

“A Lexmark tem uma história de orgulho em atender nossos clientes com tecnologia, soluções e serviços de classe mundial, e estamos entusiasmados por nos unir à Xerox para expandir nosso alcance com talentos compartilhados e um portfólio mais robusto de ofertas,” disse Allen Waugerman, presidente e CEO da Lexmark. “Lexmark e Xerox são duas grandes empresas que, juntas, serão ainda maiores.”

“Nossos valores e visões compartilhados devem simplificar as operações e impulsionar a eficiência, aproveitando o melhor de ambas as empresas para facilitar os negócios com a Xerox,” acrescentou Bandrowczak.

Racional da transação

Ajuste estratégico: Xerox e Lexmark têm operações complementares e forças em diferentes mercados. Combinadas, formarão uma organização verticalmente integrada, cobrindo todas as geografias e tipos de clientes, com um portfólio bem equilibrado de equipamentos e serviços de impressão.

Oportunidades de crescimento: Lexmark é líder no mercado de impressão colorida A4 e suprimentos e tem potencial para expandir sua plataforma OEM no segmento de equipamentos A3. A Xerox espera oferecer um portfólio mais abrangente para reforçar sua proposta de valor aos clientes, impulsionando o crescimento em serviços digitais e soluções de TI.

Benefícios financeiros: a transação deve ser imediatamente positiva para os lucros por ação e fluxo de caixa livre da Xerox, acelerando a realização de metas financeiras, como estabilização de receita e crescimento de dois dígitos na renda operacional ajustada. Estima-se mais de US$ 200 milhões em sinergias de custos em dois anos.

Melhora no balanço: a transação reduzirá imediatamente a alavancagem da dívida bruta pro forma da Xerox de 6,0x (setembro de 2024) para 5,4x antes das sinergias e para 4,4x após as sinergias de custo. Com o aumento do fluxo de caixa e foco na redução da dívida, a Xerox pretende reduzir sua alavancagem para menos de 3,0x no médio prazo.

A transação, aprovada por unanimidade pelo Conselho da Xerox, está sujeita a aprovações regulatórias, dos acionistas da Ninestar e outras condições habituais de fechamento. A conclusão é esperada para o segundo semestre de 2025. Até lá, Xerox e Lexmark continuarão operando de forma independente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.