Imagem: Shutterstock
A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, ativou uma configuração padrão que permite o uso dos dados dos usuários para treinar sua inteligência artificial (IA), sem aviso prévio. Essa opção, que se aplica ao Grok, o chatbot de IA desenvolvido pela xAI, empresa ligada a Elon Musk, foi adicionada às configurações de privacidade da plataforma. Até o momento, a empresa não comunicou oficialmente essa mudança aos usuários.
A mudança gerou controvérsia, pois a X não informou publicamente sobre a alteração nem ofereceu a opção de manter a configuração desativada. O Grok tem a capacidade de pesquisar em posts públicos da rede social em tempo real para elaborar respostas.
Nas configurações, a X informa que pode “utilizar seus posts no X e também suas interações com usuários, informações e resultados com o Grok para fins de treinamento e ajuste fino”, com o objetivo de melhorar a experiência do chatbot. Além disso, a empresa pode coletar registros de interações com a IA para treinamento.
Leia também: iFood quer mil contratações em engenharia e IA nos próximos 12 meses
Para impedir que a X utilize seus dados para treinar o Grok, siga estas etapas:
Recentemente, a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, enfrentou uma situação semelhante no Brasil. A empresa começou a coletar posts de usuários para treinar suas IAs, mas foi obrigada a interromper essa prática após intervenção da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Até agora, a ANPD e outros órgãos de proteção ao consumidor não se manifestaram sobre o novo procedimento da X. A empresa também não comentou publicamente sobre a nova configuração.
*Com informações do TecMundo
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…