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A Vivo anunciou na segunda-feira (22) a assinatura de um contrato de aquisição da IPNET, empresa especializada em cloud computing e integradora de serviços em nuvem do Google no Brasil. Segundo a empresa, o negócio – que pode atingir R$ 230 milhões – foi firmado para que a operadora aproveite a “demanda crescente” do mercado corporativo por soluções de nuvem.
A operação será realizada por meio da Telefônica Cloud Brasil (TCloud Brasil), companhia controlada pela Telefônica Brasil (com 50,01% de participação) e pela Telefónica Tech (os demais 49,99%). O valor da transação ainda depende do cumprimento de métricas operacionais e financeiras acordadas entre as partes, além de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
“Essa união consolida a Vivo como referência em integração de tecnologias e expande o nosso ecossistema digital, que já conta com importantes parceiros globais”, diz Alex Salgado, vice-presidente de negócios da Vivo. “Essa aquisição, somada às que já realizamos no passado, possibilita o desenvolvimento de soluções em maior escala e de forma sustentável, além de crescimento de receitas e melhor margem do negócio.”
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Em comunicado, a Vivo diz que o negócio ampliará o número de profissionais especializados da TCloud Brasil e acelerará o plano de crescimento com a incorporação de toda a equipe de gestão e de operação. A IPNET tem mais de 260 colaboradores e uma base de 1,4 mil clientes.
A companhia tem como principais linhas de negócio a revenda de produtos e prestação de serviços relacionados ao Google Cloud Platform e Google Workspace. Em 2023, a IPNET gerou receita líquida de R$ 218 milhões, crescimento de 35% no comparativo anual.
Segundo o CEO da IPNET, Fábio Carneiro, a aquisição aumentará a capilaridade da empresa graças ao relacionamento com os clientes da Vivo e o aumento da equipe de vendas, atualmente com mais de cinco mil vendedores no País.
Com a operação, a Vivo diz que reforça o posicionamento como empresa de tecnologia. Com 1,6 milhão de clientes, a Telefonica Cloud, unidade corporativa da empresa oferece serviços de IoT, big data, cibersegurança e cloud, registrou receita de R$ 3,5 bilhões no primeiro trimestre de 2024, alta de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A divisão B2B da Vivo responde por 6,8% de toda a receita da companhia no País.
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