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Exclusivo: 81% dos vendedores brasileiros usam IA, mas falta capacitação

Oito em cada dez (81%) dos vendedores brasileiros estão usando inteligência artificial (IA) no trabalho, mas só 28% do tempo é gasto se relacionando com clientes e fazendo vendas. Os dados são da sexta edição do relatório State of Sales, da Salesforce, que ouviu mais de 5.500 profissionais de vendas em 27 países, incluindo 300 brasileiros.

É um paradoxo: enquanto a IA ganha terreno nas vendas, a escassez de tempo para atividades cruciais para o vendedor, além da carência de profissionais capacitados, impacta os resultados.

Segundo o estudo, a adoção da IA aumentou porque as equipes buscam produtividade e personalização, mas os custos da tecnologia e pouca mão de obra especializada são entraves. Além dos 81% dos brasileiros que já usam IA no dia a dia, 16% estão avaliando como fazê-lo e 3% não têm planos. Os vendedores brasileiros acham que o maior benefício da IA é a qualidade e precisão dos dados.

Leia ainda: Google lança Gemini 2.0: modelo promete ampliar os limites da inteligência artificial

“A alta competitividade e a importância que os clientes dão para os custos faz com que produtividade e eficiência se tornem cruciais. Por isso, é boa a notícia de que os vendedores brasileiros têm procurado usar a IA no dia a dia”, diz em comunicado Gabriel Dornella, diretor sênior de engenharia de soluções da Salesforce. Mas ele alerta: “para potencializar esse uso, as empresas precisam investir em capacitação dessa mão de obra e na gestão de custos.”

Segundo os pesquisados no Brasil, os principais desafios para vender mais são os problemas nas cadeias de suprimentos, questões macroeconômicas e as constantes mudanças de hábitos e necessidades dos clientes. A rotatividade desses profissionais também não ajuda: as equipes relatam rotatividade média de 18% nos últimos 12 meses no Brasil.

Apesar disso, apenas 6% dos profissionais de vendas dizem estar buscando outro emprego.

A Salesforce conduziu um estudo duplo-cego randomizado com 5.500 profissionais de vendas entre 8 de março e 18 de abril de 2024. Os entrevistados eram de 27 países da América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa.

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