UE multa Meta em 91 milhões de euros por armazenamento inadequado de senhas

Investigação apontou que a gigante das redes sociais não protegeu adequadamente dados sensíveis de usuários

Author Photo
12:00 pm - 27 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Nesta sexta-feira (27), a Autoridade de Proteção de Dados da Irlanda, atuando como reguladora principal da União Europeia, multou a Meta em 91 milhões de euros por armazenar inadvertidamente senhas de usuários sem proteção ou criptografia.

A investigação foi iniciada cinco anos atrás, após a Meta notificar a comissão irlandesa que algumas senhas estavam armazenadas em “texto simples”. Na ocasião, a empresa reconheceu publicamente o erro, mas garantiu que as senhas não foram acessadas por terceiros.

Leia também: Satya Nadella anuncia investimento de R$ 14,7 bi para impulsionar cloud e IA no Brasil

O vice-comissário da DPC, Graham Doyle, enfatizou que há um consenso generalizado de que senhas de usuários não devem ser armazenadas dessa maneira, devido ao risco de uso indevido. Em resposta, um porta-voz da Meta afirmou que a empresa agiu prontamente para corrigir a falha assim que foi identificada durante uma revisão de segurança em 2019, acrescentando que não há indícios de que as senhas tenham sido comprometidas.

A DPC, órgão responsável por fiscalizar as principais empresas de internet dos Estados Unidos na Europa, já aplicou sanções que somam 2,5 bilhões de euros à Meta desde a entrada em vigor do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) em 2018. Entre elas, está uma multa recorde de 1,2 bilhão de euros em 2023, que a empresa atualmente contesta.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas