Notícias

TikTok bate recorde ao alcançar receita de US$ 10 bi em gastos de consumidores

O TikTok fez história ao se tornar o primeiro aplicativo não relacionado a jogos a gerar mais de US$ 10 bilhões com gastos de consumidores. Impulsionado principalmente pela compra de moedas virtuais para presentear os criadores de conteúdo, o TikTok viu um aumento significativo em sua receita, atingindo quase US$ 4 bilhões apenas ao longo deste ano.

A empresa adicionou US$ 3,8 bilhões em gastos do consumidor ao longo de 2023, no qual entrou com mais de US$ 6,2 bilhões. Esse adicional representa um crescimento de 61% comparado ao início de 2023, superando em 15% a soma de US$ 3,3 bilhões gerados em 2022.

O feito coloca o TikTok entre os cinco aplicativos móveis mais rentáveis da história, ao lado de jogos notáveis como Candy Crush Saga, que lidera com mais de US$ 12 bilhões, e Honor of Kings (US$ 11 bilhões). Os Estados Unidos e usuários do iOS na China contribuíram consideravelmente para essa receita, representando 60% juntos do total.

Leia também: ByteDance, dona do TikTok, avança na corrida da IA generativa

O aplicativo concentra parte da sua receita em presentes virtuais para os criadores de conteúdo. Essas moedas são compradas por meio de várias transações dentro do aplicativo (IAPs), uma vez que o TikTok não oferece assinaturas. A plataforma retém 50% do valor pago pelos usuários. De acordo com dados da Data.ai Intelligence, o pacote de 1.321 moedas por US$ 19,99 foi a IAP mais popular em 2023, contribuindo significativamente para a receita total das transações dentro do aplicativo.

“O TikTok está prestes a se tornar o aplicativo móvel mais lucrativo de todos os tempos – aproximando-se da marca de US$ 15 bilhões em 2024. Os consumidores estão gastando mais de US$ 11 milhões por dia dando gorjetas aos seus criadores de conteúdo favoritos, impulsionando o TikTok além do jogo para celular mais lucrativo do mundo até hoje: o viciante e amado Candy Crush Saga”, disse Lexi Sydow, chefe de Insights da data.ai. “Os TikTokers estão preparados para passar uma semana de trabalho de 40 horas por mês no aplicativo até o final de 2024, +22% em relação a 2023”.

A data.ai prevê que os gastos dos consumidores no TikTok aumentem ainda mais em 2024, alcançando a marca de US$ 15 bilhões. Isso reflete a ascensão meteórica do aplicativo e sua crescente influência no mercado de aplicativos móveis. Com o TikTok Shop lançado recentemente, além do aumento do tempo gasto pelos usuários na plataforma, a expectativa é que o aplicativo continue a prosperar e a desafiar as fronteiras do comércio eletrônico nos próximos anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 dias ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 dias ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 dias ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 dias ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 dias ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 dias ago