Somos Educação leva IA generativa para professores e alunos

Atualmente em testes com um grupo controlado, lançamento acontecerá nas escolas parceiras em janeiro de 2025

Author Photo
1:23 pm - 27 de junho de 2024
Foto: Déborah Oliveira

A IA generativa e já está ganhando casos práticos no Brasil. Andrés Tahta, Managing Director de Public Sector da Amazon Web Services (AWS) Latam, destacou no AWS Summit, em Washington DC*, nos Estados Unidos, que a transformação digital na região da América Latina e a adoção de IA generativa são temas centrais nas conversas com clientes.

No campo da educação, a Somos Educação, empresa de educação básica do Brasil, lançou a iniciativa Plurall AI, assistente de IA generativa que quer transformar o planejamento e a execução das aulas. O assistente inteligente ‘Plu’ utiliza o Amazon Bedrock e é apoiado pela Accenture, parceira da AWS.

Leia também: Desafio da IA generativa é ser ferramenta “não determinística”, debatem CIOs de bancos 

Do lado do professor, um dos recursos interessantes da plataforma é integração da IA com outras interfaces, como uma funcionalidade que possibilita rearranjar a ordem de um livro para que ele siga a linha do seu plano de aula. Os alunos podem utilizar o sistema para tirar dúvidas do conteúdo, aprender a resolver problemas matemáticos e solicitar exercícios para estudar para avaliações.

O Plurall AI está em fase piloto desde fevereiro de 2024, envolvendo um grupo controlado de cerca de 30 professores e 400 alunos. O lançamento está previsto para janeiro de 2025. “Com o Plu, os professores podem criar lições personalizadas, planos de aula, listas de perguntas e até roteiros para vídeos de um minuto, tudo de forma rápida e eficiente,” explicou Tahta. Além disso, o Plurall AI garante segurança ao evitar respostas inapropriadas, reforçando a confiabilidade da solução.

De acordo com ele, a inovação já está reduzindo o tempo que os professores brasileiros dedicam ao planejamento das aulas, já que, segundo estudos divulgados pela AWS revelam que os mestres no Brasil consumem 2 pontos percentuais a mais de tempo nessa fase em comparação com a média global. A novidade, portanto, libera mais tempo para os professores se concentrarem no ensino e no acompanhamento dos alunos

*A jornalista viajou a convite da AWS

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas