Sírio-Libanês usa IA para mapear risco de câncer de mama em mulheres

Plataforma CareGaps Mama envia alertas para pacientes para estimular cuidado preventivo

Author Photo
11:20 am - 17 de outubro de 2024
Imagem: Shutterstock

O Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), está usando inteligência artificial para ajudar suas pacientes e prevenirem o câncer de mama. A CareGaps Mama, plataforma tecnológica adotada pela instituição hospitalar, alerta pacientes por mensagem de celular, lembrando de marcar consultas e, caso necessário, realizar exames.

As pacientes que recebem o alerta são as que tiveram alguma alteração nos exames de imagem. Segundo o Sírio-Libanês, o serviço é personalizado e utiliza o banco de dados de pacientes para selecionar mulheres que anteriormente fizeram exames, como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, e faz o contato de acordo com sua condição clínica.

De fevereiro a junho de 2024, foram enviadas mensagens para 927 pacientes que não haviam retornado para fazer o acompanhamento anual recomendado. Foi utilizada a base de 2.988 pacientes identificadas com BI RADS 3, ou seja, que apresentaram nódulos provavelmente benignos.

Leia ainda: InCor usa IA e dispositivo IoT para monitorar arritmias cardíacas em tempo real

“Estamos utilizando a tecnologia para nos auxiliar no cuidado com as nossas pacientes em todo o processo de diagnóstico”, afirma Marina Sahade, oncologista especialista em mama e vice-diretora clínica do hospital. “Os resultados até agora são muito animadores, pois geraram um aumento de 98% nas chances de fechamento do ciclo de acompanhamento dessas pacientes.”

Para a especialista, o sistema demonstra que há oportunidade para melhorar a eficácia do rastreamento de câncer de mama. O sistema foi desenvolvido pelos times clínicos e de inovação em ciências de dados (DataLab) do Sírio-Libanês.

Segundo o hospital, o Care Gaps Mama também está criando uma base de informações para futuras pesquisas e publicações científicas. O projeto foi desenvolvido para ser escalável, com possibilidades de engajamento automatizado com as pacientes via WhatsApp ou o aplicativo do Portal do Paciente.

“Queremos que o Care Gaps Mama não apenas seja uma ferramenta de rastreamento, mas um diferencial de serviço aos especialistas que acompanham as pacientes, ajudando-os a salvar vidas”, diz Marina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.