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Setor financeiro deve investir em IA mais de US$ 300 bi até 2033

A consultoria de origem argentina Globant lançou recentemente um relatório em que detalha o impacto da inteligência artificial (IA) no setor financeiro. O documento contabiliza, a partir de dados da Precedence Research, que o setor bancário global vai investir US$ 315 bilhões até 2033 em IA, crescimento de 15 vezes em uma década.

Até o fim desse ano, diz o estudo, os valores devem chegar a US$ 26 bilhões. De acordo com a The Economist, 85% dos bancos acreditam que a IA terá impacto expressivo na experiência do cliente, com serviços mais personalizados e automatizados.

“A inteligência artificial está preparada para revolucionar as operações bancárias, ajudando essas empresas a buscar um equilíbrio saudável entre a conveniência do cliente e os processos mais seguros e eficientes”, diz em comunicado Rodrigo Gonsales, líder tecnológico da Globant.

Leia também: Globant inaugura AppHaus e projeta expansão na América Latina

Apesar do salto de interesse e investimentos, há desafios de adoção. O relatório destaca a dependência de sistemas obsoletos (legados); preocupações regulatórias; e a demanda por personalização no atendimento. Outro desafio considerável é a falta de profissionais qualificados, além da resistência das empresas em promover mudanças culturais consideradas necessárias para o sucesso dos sistemas.

Casos de sucesso

O relatório da Globant traz alguns casos bem-sucedidos de aplicação da IA. A seguradora Allianz adotou uma solução de IA que facilita o trabalho dos consultores financeiros com acesso a informações mais importantes do atendimento. Isso facilita, segundo a Globant, o relacionamento com o cliente e torna a empresa mais competitiva.

A tecnologia também ajuda a cumprir regras e regulamentos do setor, reduzindo riscos operacionais.

Outro exemplo importante foi a modernização de sistemas antigos em um grande banco. Com a Globant, a organização atualizou um sistema antigo que usava linguagem de programação desatualizada (a COBOL) para uma tecnologia mais moderna. No projeto, foi usada a ferramenta GeneXus Enterprise AI, que atualizou mais de 11,6 mil linhas de código em 105 horas.

O projeto melhorou o funcionamento interno do banco e permitiu que ele respondesse mais rápido às necessidades do mercado, diz a Globant.

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