Salesforce e Google ampliam parceria e levam IA generativa ao Agentforce

Nova integração permite uso do Gemini e fortalece escolha de modelos para agentes autônomos

Author Photo
9:11 am - 25 de fevereiro de 2025
Imagem: Shutterstock

A Salesforce e o Google anunciaram uma expansão estratégica em sua parceria, permitindo que empresas tenham maior flexibilidade na construção e na implementação de agentes autônomos baseados em inteligência artificial (IA). A novidade leva o modelo Gemini, do Google, para o Agentforce, capacitando agentes a lidar com imagens, áudio e vídeo, executar tarefas mais complexas e fornecer respostas em tempo real com base no Google Search e Vertex AI.

Segundo informações do Google, a integração do Salesforce Service Cloud com o Google Customer Engagement Suite também foi reforçada, adicionando recursos como tradução de voz em tempo real, recomendações personalizadas para agentes e insights conversacionais baseados em IA em todos os canais.

Além disso, os aplicativos Agentforce, Data Cloud e Customer 360 da Salesforce agora rodarão na infraestrutura do Google Cloud, garantindo maior disponibilidade global e uma experiência de compra simplificada via Google Cloud Marketplace.

Leia também: Modelos de linguagem funcionam de forma semelhante ao cérebro humano, revela MIT

Agentes de IA: mercado trilionário em expansão

A adoção de agentes de IA é uma tendência crescente e representa um mercado estimado em US$ 2 trilhões, segundo estudo da Salesforce. “Com a nova parceria, clientes ganham liberdade para escolher os melhores modelos de IA para suas necessidades, em vez de ficarem presos a um único provedor”, revelaram as empresas em comunicado.

A integração com o Google Search por meio do Vertex AI permite que os agentes do Agentforce acessem dados em tempo real, aumentando sua precisão e contextualização. No setor logístico, por exemplo, a IA pode prever interrupções em cadeias de suprimento analisando condições climáticas e congestionamentos portuários.

Capacidade multimodal e processamento avançado

O modelo Gemini traz capacidades multimodais ao Agentforce, permitindo que os agentes interpretem imagens, texto e áudio de maneira integrada. Com uma janela de contexto de dois milhões de tokens, a IA pode processar grandes volumes de informações, como interações históricas de clientes e documentação técnica, para oferecer respostas mais precisas.

No setor de seguros, por exemplo, a IA pode analisar fotos de danos e áudios de testemunhas para acelerar o processamento de sinistros, reduzindo o tempo de resposta e os custos operacionais.

Plataforma Salesforce na infraestrutura Google Cloud

A Salesforce também levará sua plataforma unificada para o Google Cloud, incluindo os produtos Agentforce, Data Cloud e Customer 360. Com isso, clientes poderão utilizar uma infraestrutura segura e otimizada para IA contando com proteção de dados, opções de residência de informações e detecção de viés e toxicidade por meio do Einstein Trust Layer.

“Estamos dando aos clientes a liberdade de escolha nas aplicações e modelos que desejam utilizar. Com essa expansão, criamos o melhor ambiente para que empresas escalem seus agentes digitais”, afirmou Srini Tallapragada, presidente e Chief Engineering e Customer Success Officer da Salesforce.

Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, destacou que “a parceria com a Salesforce permite que empresas implantem suas aplicações mais críticas em nossa infraestrutura de IA de forma segura e sem fricção”.

Com lançamento previsto ao longo de 2025, a parceria quer transformar a forma como empresas utilizam IA em serviços, atendimento ao cliente e produtividade, garantindo mais eficiência e escolha na jornada digital.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.