RT One anuncia construção de data center de R$ 6 bi no Paraná

Investimento será feito pela RT One, empresa norte-americana, em Maringá, no interior do estado, e mira crescimento da IA

Author Photo
5:11 pm - 07 de fevereiro de 2025
Imagem: Shutterstock

A multinacional norte-americana RT-One, que também atua no México e na Suíça, anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para a construção do que ela chama de “primeiro data center de inteligência artificial da América Latina”. A construção será feita em um espaço de cerca de um milhão de m² em Maringá, interior do estado do Paraná.

A empresa cita como razão do investimento o impulso da IA na região, em diversos setores, o que demanda uma “infraestrutura robusta para processamento de dados”. E cita um estudo da consultoria JLL que aponta que o mercado de data centers na América do Sul deve crescer 68% nos próximos anos, impulsionado pela computação em nuvem e pela IA.

A RT- One também diz que o objetivo é ampliar atuação no mercado latino-americano ao estabelecer um “centro de excelência em tecnologia de IA, segurança cibernética e processamento de dados em nuvem” no Brasil.

Leia mais: AMD ultrapassa Intel e lidera receita de data centers pela primeira vez

“Enquanto outros países investem de forma maciça nessa área, ainda enfrentamos limitações com a infraestrutura para processamento e pesquisa. Nosso objetivo é preencher essa lacuna ao disponibilizar capacidade computacional em um ambiente robusto, seguro e de alto desempenho para aplicações avançadas de inteligência artificial”, diz em comunicado Fernando Palamone, executivo escolhido para liderar a operação brasileira da RT-One.

O executivo tem mais de 30 anos de carreira e passagens por players como Intel, Cisco, VMware, IBM e outros.

O data center de Maringá será instalado dentro de um parque tecnológico localizado em uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), fator considerado estratégico por conta das melhores condições tributárias. A escolha de Maringá como sede do projeto considerou, segundo a empresa americana, a disponibilidade de energia e acesso a recursos hídricos, importantes considerando a capacidade prevista de 400 MW.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.