Ricoh Brasil quer dobrar de tamanho em até quatro anos
Andrea Klevenhusen, nova CEO da Ricoh Brasil, quer expandir negócios da empresa além do segmento de impressoras para crescer no país

A Ricoh, empresa japonesa de soluções e serviços de impressão e cópia, tem uma nova liderança em sua subsidiária brasileira. No início de outubro, Andrea Klevenhusen, executiva com uma trajetória de mais de 18 anos na organização, assumiu o cargo de Chief Executive Officer (CEO) da Ricoh Brasil, tornando-se também a primeira mulher a liderar a companhia no país.
A chegada de Andrea ocorre em um momento importante para a operação da companhia na região. Em abril deste ano, a América Latina tornou-se independente e deixou de se reportar ao setor da Ásia-Pacífico da Ricoh. Este movimento reflete o potencial de crescimento da região e dá ainda mais importância para a operação da Ricoh no Brasil, vista como a principal alavanca dessa expansão.
A meta de crescimento é ambiciosa: em até quatro anos, a companhia quer dobrar o tamanho de seu negócio no país. “O Japão passa a olhar para a gente de uma forma diferente, com muita expectativa de crescimento”, disse Andrea, em entrevista ao IT Forum, sobre o papel do Brasil diante da nova estrutura da organização. “Com o portfólio que nós temos, vejo muita oportunidade.”
Parte importante dessa expansão virá da diversificação dos negócios da Ricoh. De acordo com a nova CEO da Ricoh Brasil, a empresa busca avançar além do seu core de impressão e quer se posicionar como uma fornecedora de soluções para melhorar a experiência do usuário no ambiente de escritório.
Leia mais: Ricoh investe US$ 1 milhão em nova sede e centro de inovação no Brasil
“A gente começa a abrir o nosso portfólio de uma forma muito mais ampla”, explicou a executiva. “Nossa proposta é de serviço integral. A gente não está aqui para vender um hardware ou um software, mas para entregar ao cliente uma solução que vai impactar a experiência do usuário.”
Para apoiar a estratégia, a empresa também inaugurou, no início de outubro, um novo escritório para seus mais de 400 colaboradores no Brasil. O espaço abarca um investimento de US$ 1 milhão e é também sede do Ricoh Innovation Lounge (RIL), ambiente de inovação e “cocriação” para clientes da companhia.
“É um lugar privativo onde temos nossas soluções funcionando, mas que, junto com o cliente, podemos criar soluções específicas para melhorar a produtividade da empresa. Não apenas em impressão, mas em automação de processos alinhada aos produtos que temos para melhorar a experiência dos funcionários”, explicou Andrea. Localizado em Barueri, na Grande São Paulo, este é o quarto RIL da empresa na América Latina.
Também estão no radar da companhia investimentos em digitalização e soluções de Device as a Service – apoiadas por parcerias estratégicas globais com empresas como Lenovo, Dell e Apple –, e de Communication Service, com soluções de comunicação para salas de reunião e salas de conferência. No ano passado, a Ricoh Latin America comprou a Videocorp, empresa de comunicação audiovisual e infraestrutura crítica para clientes corporativos, para reforçar essa divisão.
“Nós vamos ao mercado através de verticais”, pontuou a CEO. “Focamos em verticais de educação, manufatura, logística, finanças e saúde. A nível regional, cada país tem um sabor diferente, porque cada um tem áreas mais desenvolvidas dentro dessas, mas estas serão as cinco verticais nas quais vamos focar nosso crescimento.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!