Reinvenção constante pauta crescimento da Simpress

CEO e fundador da Simpress, Vittorio Danesi, revela segredos por trás do faturamento de R$ 1,550 bilhão em 2023

Author Photo
8:40 am - 08 de abril de 2024
Imagem: Divulgação

Inovadora desde primórdios do mercado de outsourcing de impressão, a Simpress vislumbrou a chance de expandir seus horizontes recentemente, incorporando novas vertentes aos seus serviços, como equipamentos de TI e mobilidade. Os resultados dessa audaciosa empreitada têm sido notáveis. No epicentro dessa transformação está o visionário fundador e CEO, Vittorio Danesi, cuja jornada tem sido marcada por um crescimento exponencial e uma busca incessante por reinvenção.

Em conversa exclusiva com o IT Forum, Danesi compartilhou os segredos por trás do sucesso meteórico da Simpress, que viu seu faturamento triplicar desde 2020, alcançando a marca de R$ 1,550 bilhão em 2023. Em 2023, a Simpress cresceu 23% e as áreas que mais cresceram foram: PCs com 40%, Mobile com 65% e Automação 84%. Para 2024, a expectativa da empresa é crescer na mesma proporção, ou seja, 23%. Neste ano, a Simpress também vai atuar fortemente para chegar ao faturamento próximo de R$ 2 bilhões.

Especialista em outsourcing de equipamentos de TI, hoje a Simpress já conta com mais de 2,2 mil funcionários em suas 16 filiais espalhadas pelo Brasil, e possui um parque instalado de mais de 550 mil equipamentos em mais de 2,3 mil clientes ativos atendidos em todo o país

Mas, mais do que números, o diferencial da Simpress reside na sua capacidade de adaptar-se e antecipar-se às demandas do mercado, como bem destacou o executivo. “Estávamos focados em uma vertical de negócio, mas percebemos que era hora de mudar o curso. Nosso negócio não era mais apenas sobre documentos, é sobre gestão de infraestrutura de equipamentos.”

Esse “pulo do gato”, como ele mesmo descreve, foi o catalisador para um crescimento ainda mais expressivo. Ao expandir seu foco para além das impressoras, a Simpress abraçou novos horizontes, direcionando seus esforços, então, para áreas como PCs, mobile e automação, que apresentam um mercado dez vezes maior.

Nos bastidores desse salto estratégico está não apenas uma mudança de mentalidade, mas também uma cultura organizacional pautada pela inovação e pela busca incessante pela excelência.

Danesi revela que a Simpress não apenas acompanha as tendências do mercado, mas as molda, como demonstra seu investimento em startups e em tecnologias de ponta, como inteligência artificial (IA).

“Para nós, IA não é apenas uma ferramenta de apoio, é uma extensão do nosso compromisso em oferecer o melhor serviço possível”, ressalta ele, destacando que a empresa usa IA para aprimorar processos e serviços, garantindo uma entrega de excelência. Um exemplo de uso é na área de customer experience, que faz a interpretação do sentimento de chamados e realiza o contato pró-ativo com 80% de assertividade.

Simpress: sustentabilidade em evidência

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a Simpress também se destaca por sua atuação em linha com o tema. Com iniciativas como a neutralização de carbono em sua frota de equipamentos, a empresa não apenas agrega valor aos seus clientes, mas também à sociedade como um todo. “A TI tem que participar do esforço de neutralizar o carbono. Somos essa opção”, destaca o executivo.

Inclusive, revela ele, no último mês, a Simpress fechou seu primeiro contrato para o fornecimento de 10 mil PCs recirculados para um dos seus clientes – uma prática que a empresa já dominava com com impressoras e agora estendeu para o universo dos computadores pessoais.

Ao olhar para o futuro, Danesi garante que ele e sua equipe estão prontos para os desafios que virão. “Com uma oferta de serviços cada vez mais abrangente e uma abordagem centrada no cliente, estamos seguros de continuar nossa trajetória de sucesso, conquistando novos mercados e elevando o padrão da indústria de outsourcing de TI”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas