Pure Storage equipará sistemas do CERN Openlab

Objetivo do maior acelerador de partículas do mundo é aprimorar velocidade de acesso a dados de pesquisas científicas

Author Photo
1:46 pm - 08 de abril de 2025
Imagem do Grande Colisor de Hádrons por dentro

A fabricante de soluções de armazenamento Pure Storage anunciou uma parceria com o Laboratório Europeu de Física de Partículas, ou CERN. O objetivo do acordo é colaborar com o CERN Openlab no desenvolvimento de soluções de TIC para o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider, ou LHC na sigla em inglês), estrutura científica mais conhecida como acelerador de partículas, o maior do mundo do tipo.

Segundo o comunicado sobre o acordo, as empresas trabalharão para implementar infraestrutura de armazenamento com tecnologia flash em “escala de exabytes”.

Luca Mascetti, CTO de armazenamento do CERN Openlab, explica que o acordo prevê integrar tecnologia flash no sistema de armazenamento distribuído da instituição científica, de modo a obter e acessar dados de forma “mais eficaz”. Em, em segundo lugar, “demonstrar à comunidade científica o potencial para aprimorar as capacidades de armazenamento, acelerando globalmente o ritmo de descoberta e inovação em instituições de pesquisa”, diz.

O CERN gera uma grande quantia de dados após experimentos de física de alta energia, e eles devem ser registrados, armazenados e analisados de forma eficiente. Segundo as partes, soluções de armazenamento tradicionais são “gargalos para computação de alto desempenho”, o que justificaria a substituição das unidades de disco rígido legadas por tecnologia flash.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas