Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a privacidade de seus dados pessoais. De acordo com um estudo da BigDataCorp, 77% dos brasileiros já desinstalaram aplicativos por preocupação com a coleta de dados, enquanto apenas 14,8% confiam nas empresas para manter informações pessoais seguras.
Já um estudo realizado em 2019 pela consultoria Deloitte mostrou que, nos Estados Unidos, os consumidores estão mais dispostos a compartilhar seus dados pessoais com empresas — desde que estas ofereçam benefícios personalizados.
A pesquisa também revelou que 53% dos entrevistados estavam dispostos a fornecer os seus dados em troca de ofertas personalizadas e 47% em troca de conteúdo relevante.
Veja também: Organizações que relatam resiliência cibernética dificilmente são resilientes, diz estudo
Para Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, a transparência é fundamental para garantir a confiança dos usuários de que suas informações estão sendo bem administradas.
“Entendemos que a ética é uma obrigação. É importante que as empresas sejam claras sobre como e por que estão coletando dados, além de garantir que sejam usados apenas para fins específicos e legítimos”, afirma o executivo.
Rodrigues lembra que diante da crescente importância da proteção de dados pessoais, as empresas de tecnologia precisam se comprometer com práticas éticas e transparentes de coleta e uso de informações.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…