Para Mastercard, Brasil é ‘exemplo internacional’ no setor financeiro

No que se refere ao mercado financeiro, o Brasil é um exemplo internacional graças ao avançado uso de tecnologia, muitas vezes bastante sofisticada, e ao ambiente regulatório desafiador e o cenário competitivo dinâmico. E o Open Finance, sistema que permite o compartilhamento de dados dos usuários entre bancos, seguradoras e startups, entre outros atores do sistema, é um dos mais avançados no mundo, fornecendo bases para uma evolução ainda maior.

Essa defesa foi feita por Carlo Enrico, presidente da Mastercard para a América Latina e o Caribe, na abertura do Masterminds, evento realizado pela empresa de pagamentos nessa terça (27) em São Paulo, capital. “O Brasil é benchmarking internacional e não sei se vocês percebem”, disse o executivo aos presentes. “Essa é a beleza do Brasil, e isso que preenche o espaço para o crescimento.”

Leia também: 95% dos executivos dizem que TI é responsável por inovação

Mais do que revelar a importância do mercado brasileira para a Mastercard, o evento também serviu para discutir o potencial das finanças abertas para os parceiros de negócio da empresa – e também para a bancarização da população brasileira. Atualmente o portfólio da companhia no País não se restringe a operar a conhecida bandeira de cartão de crédito, explicou Thomas Camargo, vice-presidente de Open Finance da Mastercard no Brasil.

Há produtos de conexão ao Open Finance, de padronização de dados financeiros e de verificação de potenciais tomadores de empréstimo. No contexto de dados abertos e se conhecendo os clientes a fundo, diz o executivo, é possível conceder crédito com mais segurança, além de preços e taxas de juros mais adequadas.

“E temos a solução de consultoria estratégica para ajudar organizações a criar essa jornada e definir em que papel querem jogar no Open Banking”, explicou Camargo.

Aberto novo mundo

Em participação no evento da Mastercard, Amanda Graciano, economista e sócia da Fisher Venture Builder, ressaltou que a própria lógica da inovação surgida com o movimento da transformação digital, e a emersão das startups, exige que as empresas de todos os segmentos sejam mais abertas. A colaboração como premissa pede mais transparência entre os negócios, ressaltou.

“Nossas operações e jeito de fazer estão cada vez mais expostas. Não faço juízo de valor sobre se isso é bom ou ruim, mas é a realidade. Essa é a cara do futuro, o jeito que o mundo já mudou e precisamos aprender a lidar com essas variáveis”, ponderou a especialista. “O mundo é 100% ‘open’ agora, não só em ‘finance’.”

Leia também: Como criar uma cultura de inovação

Camargo lembrou que as possibilidades dessa abertura no mundo financeiro, por meio do conjunto de práticas que compõe o Open Finance, é a possibilidade de os consumidores autorizarem o uso de seus dados entre instituições. Para a Mastercard, ecoando opinião corrente em boa parte do mercado, isso é um impulsionador de inclusão financeira.

“A gente fala muito de cidadania financeira. Enquanto mulher negra esse é um tema recorrente. Ter cidadania financeira é incluir as pessoas no mundo do consumo”, lembrou Amanda. Para ela, quando o Open Finance alcança outras empresas para além dos grandes bancos, e a partir do momento em que esses dados transitam em um sistema unificado, se “facilita a inclusão” e se evita que os relacionamentos entre pessoas físicas e jurídicas comecem sempre do zero.

“Quando de fato conseguirmos implementar a cidadania financeira, as pessoas vão ter acesso a outros mecanismos que vão permitir a elas chegarem a outras ‘curvas S’”, disse a economista, referindo-se ao gráfico famoso no setor de inovação e que se refere ao ciclo de vida de uma inovação incremental. “É incluir mais gente no jogo.”

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago