Objective: multinacional brasileira propõe transformar negócios com inovação e agilidade

Multinacional brasileira acelera negócios com tecnologia, parcerias estratégicas, internacionalização e inteligência artificial

Author Photo
8:18 am - 25 de novembro de 2024
João Paulo Miranda, CEO da Objective, e Jorge Sellmer, CRO da Objective. Fotos: Divulgação

Por trás do crescimento acelerado da Objective, multinacional brasileira com raízes em Maringá (PR), está a filosofia de que tecnologia e pessoas caminham juntas. Fundada em 1995 para atender a SKY, a empresa consolidou sua presença no mercado nacional e expandiu sua atuação internacionalmente. Hoje, com mais de 600 profissionais no grupo, a Objective atua na transformação digital das empresas, oferecendo desde desenvolvimento de software até soluções de consultoria e inovação.

“Crescemos 25% neste ano, e o cenário continua promissor”, afirma Jorge Sellmer, CRO da Objective. Segundo ele, a empresa se destaca pela abordagem end-to-end, combinando metodologias ágeis, governança robusta e expertise técnica.

Para João Paulo Miranda, CEO da companhia, a chave do sucesso está em compreender profundamente os desafios dos clientes, com uma abordagem consultiva. “Antes, as demandas chegavam prontas. Agora, somos consultivos e ajudamos a destrinchar as necessidades, o que nos posiciona como parceiros estratégicos.”

Crescimento sustentado por parcerias e inovação

A jornada internacional da Objective foi marcada por uma parceria estratégica com a Liferay, que abriu portas nos Estados Unidos e Europa. Com mais de 60 projetos internacionais realizados, 20% da receita da companhia já vem de fora do Brasil. “Queremos replicar esse modelo de parcerias para acelerar ainda mais nosso crescimento”, explica Sellmer.

No Brasil, a empresa aposta em todos os setores, mas revela estar mais presente em negócios como telecomunicações, seguros e varejo. Um exemplo é com a RaiaDrogasil (RD). O projeto elevou a maturidade ágil de 90 squads da RD, reduzindo o Lead Time de 160 para 74 dias e aumentando o throughput de 115 para 278 features por mês.

“Criamos uma plataforma que potencializou os resultados da RD. Nossa solução foi além de melhorar processos internos; impactou diretamente a eficiência operacional e os resultados financeiros da empresa”, destaca Sellmer.

DNA ágil e aposta em inteligência artificial

Desde 2017, a Objective vem escalando práticas de DevOps e metodologias ágeis, elementos que são a espinha dorsal da sua atuação. Agora, o foco está na inteligência artificial (IA), que já está integrada aos processos internos e às soluções para clientes.

“Estamos insistindo no letramento digital, capacitando áreas de negócio e tecnologia para aproveitar ao máximo o potencial da IA. Nosso objetivo é mensurar a eficiência gerada e ampliar o impacto dessa tecnologia em nossos projetos”, afirma Miranda.

Um case que ilustra essa visão é a criação de uma plataforma para uma seguradora, de nome não revelado, capaz de avaliar automaticamente 100% dos contratos — um salto em relação aos 40% processados anteriormente. Como resultado, a companhia registrou operacional e ganho de produtividade para o cliente.

Desafios e planos futuros da Objective

A internacionalização, embora promissora, traz desafios. A empresa enfrenta dificuldades na contratação de talentos qualificados e na consolidação de sua cultura em um ambiente híbrido. Para Miranda, a solução está no fortalecimento das práticas de gestão e em uma estratégia comercial focada em novos parceiros.
Para 2025, a meta é ambiciosa: crescimento de 25% na receita, com aumento da margem operacional. “Estamos focados em investir no core e em novas parcerias que nos ajudem a acelerar esse crescimento”, finaliza o CEO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas