Notícias

Nuvemshop adota HubSpot e aumenta base em 900% em menos de seis meses

A plataforma brasileira de e-commerce Nuvemshop tem 130 mil lojas ativas na América Latina. Atuando na Argentina, Brasil, México, Colômbia e Chile, a empresa enfrentava dificuldades de integração entre suas próprias áreas internas, sendo que um dos maiores desafios era fazer com que vendas e marketing trabalhassem de maneira conjunta.

Na prática, isso afetava os resultados de conversão de clientes. Cada setor usava as próprias ferramentas, o que acabou gerando excesso de plataformas e falta de integração, organização e pouca comunicação entre áreas. A empresa também não queria fazer a migração de todas as informações e dados para evitar problemas organizacionais.

“Estávamos divididos entre ferramentas que só atendiam uma área ou outra”, lembra Bruno Fernandes, diretor de crescimento global da Nuvemshop. Para resolver essa dificuldade, a Nuvemshop buscou no mercado soluções que conseguissem atender as demandas de várias áreas. Optou pela adoção de soluções da HubSpot.

O projeto utilizou a metodologia inbound. Incluiu, entre outras coisas, a criação de páginas com materiais para download para capturar e segmentar usuários e alcançá-los usando estratégias personalizadas. As ferramentas de automação e nutrição de leads, por sua vez, permitem captar o alto volume de tráfego da Nuvemshop para melhorar a experiência com a marca e converter clientes futuramente.

Leia também: Simpress neutraliza carbono e refloresta 30 mil árvores com outsourcing de TI

“Este ano, já superamos a nossa meta em volume de oportunidades geradas por estratégias de nutrição durante todo o ano anterior. Em uma previsão otimista, esperamos fechar o ano com crescimento de 137%”, diz Fernandes.

A empresa também tem usado mais e melhores critérios para segmentar a base de leads e direcionar a comunicação. O time de marketing considera Alguns dos resultados obtidos com uso do marketing hub incluem 957% (ou nove vezes mais) inscritos semanalmente, e aumento de 238% no número de MQLs no YoY. O volume de automações de marketing também cresceu 400%.

Melhoria em vendas

A Nuvemshop começou a usar o Sales Hub em dezembro de 2021. Desde então, fez a configuração do CRM para que a equipe de vendas pudesse consultar informações em uma única plataforma, utilizando a estrutura de objetos principais: empresas, negócios e contatos.

Também adotou ferramentas automatizadas para fluxos de trabalho, sequências e a estrutura de atividades – reuniões, chamadas, tarefas – para otimizar o dia a dia dos colaboradores.

Com isso, a Nuvemshop Next cresceu mais de seis vezes nos últimos 12 meses, e no último trimestre teve 80% de crescimento no volume de contratos. A empresa centralizou operações no CRM com automações que substituíram tarefas manuais. Como resultado, o time de vendas consegue extrair métricas em cada etapa do funil para identificar gargalos e ajustar ações coletivas ou individuais.

A plataforma também ajuda na tomada de decisões junto ao time de produtos. Usando inputs de “razão de negócios perdidos”, a equipe consegue priorizar o desenvolvimento de soluções baseado nos dados registrados pelo time de vendas ao longo dos últimos meses.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago