A Novo Nordisk Foundation anunciou um investimento significativo na construção de um supercomputador de última geração, em parceria com a empresa francesa Eviden, alimentado pela tecnologia de inteligência artificial (IA) da Nvidia. O objetivo principal é acelerar descobertas científicas na área médica, utilizando IA para processar grandes volumes de dados.
Antes do final do ano, o supercomputador, nomeado de Gefion, será lançado para projetos-piloto, estando disponível para pesquisadores dos setores público e privado da Dinamarca.
Leia mais: Telemedicina, cursos e prontuário digital: médicos no Brasil buscam transformação digital
Com a colaboração, que também conta com duas empresas dos EUA e da Europa, e o suporte da tecnologia de ponta da Nvidia, espera-se que o projeto-piloto encontre soluções para doenças complexas de forma mais rápida e eficiente.
O investimento reflete o reconhecimento do potencial da IA na descoberta de novos medicamentos e tratamentos, seguindo o exemplo de sucessos anteriores, como o da Microsoft em parceria com o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico, do Departamento de Energia dos EUA.
Eles utilizaram um sistema avançado da Microsoft, que integra modelos de IA e computação de alto desempenho, para enxugar uma lista de 32 milhões de materiais inorgânicos potenciais para apenas 18 candidatos promissores em menos de quatro dias.
*Com informações da CNN
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…