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A NovaQuest, empresa especializada em recuperação de crédito e atendimento ao cliente do setor financeiro, deu mais detalhes sobre um projeto de reforço de sua estrutura de segurança e privacidade. O objetivo foi principalmente reduzir o risco de vazamentos e de exposição de dados dos clientes, principalmente grandes bancos, que administram uma série de informações pessoais sensíveis.
O contact center da NovaQuest adotou uma série de soluções da SonicWall para proteger os clientes dos serviços prestados. A empresa tem cerca de mil posições de atendimento no Brasil, e agora conta com firewalls da família NSa Gen 7 implementados na matriz e na filial da empresa, contratados como serviço e com acréscimo de suporte, monitoração e consultoria.
Segundo a SonicWall, a família de firewalls de alta disponibilidade permite que, caso um equipamento falhe, outro entra em operação imediatamente. VPNs também faz a conexão entre a NovaQuest e os clientes mais seguras. Os sistemas prometem alta disponibilidade mesmo em caso de desastres naturais, como enchentes.
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“Se uma situação semelhante ocorresse na NovaQuest, poderíamos enviar todos os nossos colaboradores para casa, utilizando recursos da matriz com a conexão VPN e gateways de acesso seguro SMA 8200 V”, explica em comunicado Maciel Alves Guimarães Samechima, coordenador de TI da Nova Quest. “Essa solução alinha-se ao conceito de Zero Trust Network Access (ZTNA), criando hierarquias de acesso conforme o serviço em execução.”
Segundo a empresa, o modelo ZTNA minimiza o risco de violações de segurança tratando todas as conexões como não confiáveis até que sejam verificadas e validadas.
A solução adotada tem servido também para proteger o trabalho remoto dos colaboradores da NovaQuest. Além de executivos, as licenças da tecnologia são usadas pelas operadoras mulheres, que representam 90% das profissionais da empresa. “Se uma colaboradora precisa se ausentar por motivos pessoais, como gestação, doença ou compromissos familiares, ela pode, se desejar, trabalhar de casa, com todas as garantias de segurança”, diz Samechima.
A empresa tinha como desafio blindar as informações que circulam nos diversos canais de comunicação com os clientes bancários – WhatsApp, telefone, chat, Facebook, Instagram, SMS e e-mail. Além disso, para que a recuperação de crédito funcione de forma fluída, a estabilidade do ambiente digital é importante. O turno diário de trabalho é 8h às 20h e exige alta disponibilidade de aplicações e dispositivos.
Os bancos clientes acompanham o desempenho da NovaQuest com auditorias a cada seis meses, avaliando inclusive a segurança. Isso inclui a forma do recebimento dos dados e o tratamento das fontes de informação. Auditorias diárias enviam as ligações gravadas para a avaliação dos bancos e no fim do dia a base de dados é atualizada para a operação do dia seguinte.
“A inteligência SonicWall colabora com cumprimento de regulamentos obrigatórios exigidos pelos bancos como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), GDPR (General Data Protection Regulation) e Lei Sarbanes-Oxley (SOX)”, diz Samechima.
A NovaQuest diz ter processos para monitorar a qualidade do serviço, também protegidos pelas soluções da SonicWall adotadas. Além da tecnologia, há outros cuidados: instituições financeiras, por exemplo, não permitem lápis e papel em cima da mesa dos atendentes, para impedir anotações de informações confidenciais. Além disso, as máquinas são bloqueadas, sem acesso a USB ou tecla de “print screen”.
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