Nava mira crescimento além da “Faria Lima”

Brasileira Nava projeta dobrar os negócios, chegando a R$ 1 bilhão de faturamento nos próximos três anos

Author Photo
8:30 am - 19 de junho de 2024
Adriana Viali, CEO da Nava. Foto: Divulgação

A Nava, sob a liderança de Adriana Coutinho Viali, presidente da empresa, está em uma jornada de crescimento dos seus negócios. Desde sua fundação, há mais de 20 anos, a empresa trilhou um caminho focado em telecomunicações, especialmente na observabilidade de infraestrutura, com um relacionamento sólido com grandes empresas do mercado, como a Oi.

“Até 2020, a empresa era muito focado em infraestrutura, mas especialmente de observabilidade”, explica Adriana. Foi durante sua experiência na Oi que Adriana conheceu a Nava, reconhecendo a companhia como um parceiro essencial na complexa área de redes.

Em 2020, a Nava passou por uma transformação significativa, diversificando suas linhas de negócios para incluir cloud computing, cibersegurança, desenvolvimento de aplicativos e metodologias ágeis, além de embarcar na jornada digital. “Desde então, temos crescido dois dígitos”, destaca a executiva, ressaltando que a expansão não se deu apenas em receita, mas também em EBITDA, graças a uma operação eficiente.

Hoje, a Nava emprega 1,7 mil funcionários e atua como uma boutique de tecnologia, atendendo principalmente ao topo da pirâmide empresarial. “Temos poucos e grandes clientes nos segmentos financeiro e telecom, que são nosso core. Temos clientes de outras indústrias e agora investindo em tecnologia. Estamos entrando em saúde, agronegócios, serviços, manufatura”, acrescenta Adriana.

Nava além da Faria Lima

Desde que assumiu a liderança da Nava, Adriana tem se concentrado em fortalecer a governança e expandir a atuação da Nava para novos setores e regiões. “Quando cheguei, a empresa estava bastante sólida, bem madura. Então, aportei um pouco mais de governança. Comecei também a trazer outros setores, ampliando as avenidas de crescimento dos negócios. O Nordeste, por exemplo, é um mercado importante para nós”, conta ela, revelando que a Nava está agora com um olhar voltado para além da “Faria Lima”, região de São Paulo que concentra a maior parte das empresas da cidade e do País.

A estratégia de crescimento da Nava é clara e ambiciosa. “Teremos duas Navas em quatro anos. Vamos dobrar os negócios, chegando a R$ 1 bilhão de faturamento nos próximos anos. Temos time, capital e produto para chegarmos lá”, projeta Adriana, confiante na capacidade da empresa de alcançar essas metas.

Inovação e retenção de talentos

Um dos pilares do sucesso contínuo da Nava, segundo a executiva, é seu compromisso com a inovação e a retenção de talentos. “Apesar de termos 28 anos de mercado, continuamos com o DNA de inovação. Temos preocupação em atrair talentos e reter, desafiando-os”, comenta. Ela enfatiza a importância de oferecer novos desafios para a equipe diariamente, o que mantém o time motivado e engajado.

A abordagem multifacetada da Nava permite que a empresa lide com projetos diversificados, sempre com um propósito claro. “Costumo dizer que trabalhamos com propósito. Propósito de usar a tecnologia para ajudar em um fim que não é só uma entrega. Temos entrega de qualidade e sustentação bem-feita”, reforça Adriana.

Foco no cliente e parcerias estratégicas

A estratégia de crescimento da Nava também se baseia no fortalecimento das relações com os clientes e na expansão das parcerias. “Nosso entendimento é de que o cross sell é a maior oportunidade de crescimento que uma empresa tem”, explica Adriana. No último ano, a empresa alcançou um NPS de 9, destacando a satisfação dos clientes.

A Nava está sempre atenta às demandas dos clientes e às mudanças tecnológicas. Recentemente, a empresa abriu uma nova linha de negócios para Salesforce, atendendo a uma demanda específica dos clientes. “A tecnologia muda todos os dias. É um processo vivo. Tudo isso vem do olhar do cliente”, afirma Adriana.

Entre os desafios atuais, a gestão de custos em cloud se destaca. “Ninguém tem dúvidas de que cloud é o caminho. Mas e agora? E o próximo passo? Como fazer a gestão de custos de forma estruturada”, questiona Adriana, mencionando que a Nava tem crescido significativamente em projetos de FinOps justamente para apoiar nessa jornada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas