Nava mira crescimento além da “Faria Lima”

Brasileira Nava projeta dobrar os negócios, chegando a R$ 1 bilhão de faturamento nos próximos três anos

Author Photo
8:30 am - 19 de junho de 2024
Adriana Viali, CEO da Nava. Foto: Divulgação

A Nava, sob a liderança de Adriana Coutinho Viali, presidente da empresa, está em uma jornada de crescimento dos seus negócios. Desde sua fundação, há mais de 20 anos, a empresa trilhou um caminho focado em telecomunicações, especialmente na observabilidade de infraestrutura, com um relacionamento sólido com grandes empresas do mercado, como a Oi.

“Até 2020, a empresa era muito focado em infraestrutura, mas especialmente de observabilidade”, explica Adriana. Foi durante sua experiência na Oi que Adriana conheceu a Nava, reconhecendo a companhia como um parceiro essencial na complexa área de redes.

Em 2020, a Nava passou por uma transformação significativa, diversificando suas linhas de negócios para incluir cloud computing, cibersegurança, desenvolvimento de aplicativos e metodologias ágeis, além de embarcar na jornada digital. “Desde então, temos crescido dois dígitos”, destaca a executiva, ressaltando que a expansão não se deu apenas em receita, mas também em EBITDA, graças a uma operação eficiente.

Hoje, a Nava emprega 1,7 mil funcionários e atua como uma boutique de tecnologia, atendendo principalmente ao topo da pirâmide empresarial. “Temos poucos e grandes clientes nos segmentos financeiro e telecom, que são nosso core. Temos clientes de outras indústrias e agora investindo em tecnologia. Estamos entrando em saúde, agronegócios, serviços, manufatura”, acrescenta Adriana.

Nava além da Faria Lima

Desde que assumiu a liderança da Nava, Adriana tem se concentrado em fortalecer a governança e expandir a atuação da Nava para novos setores e regiões. “Quando cheguei, a empresa estava bastante sólida, bem madura. Então, aportei um pouco mais de governança. Comecei também a trazer outros setores, ampliando as avenidas de crescimento dos negócios. O Nordeste, por exemplo, é um mercado importante para nós”, conta ela, revelando que a Nava está agora com um olhar voltado para além da “Faria Lima”, região de São Paulo que concentra a maior parte das empresas da cidade e do País.

A estratégia de crescimento da Nava é clara e ambiciosa. “Teremos duas Navas em quatro anos. Vamos dobrar os negócios, chegando a R$ 1 bilhão de faturamento nos próximos anos. Temos time, capital e produto para chegarmos lá”, projeta Adriana, confiante na capacidade da empresa de alcançar essas metas.

Inovação e retenção de talentos

Um dos pilares do sucesso contínuo da Nava, segundo a executiva, é seu compromisso com a inovação e a retenção de talentos. “Apesar de termos 28 anos de mercado, continuamos com o DNA de inovação. Temos preocupação em atrair talentos e reter, desafiando-os”, comenta. Ela enfatiza a importância de oferecer novos desafios para a equipe diariamente, o que mantém o time motivado e engajado.

A abordagem multifacetada da Nava permite que a empresa lide com projetos diversificados, sempre com um propósito claro. “Costumo dizer que trabalhamos com propósito. Propósito de usar a tecnologia para ajudar em um fim que não é só uma entrega. Temos entrega de qualidade e sustentação bem-feita”, reforça Adriana.

Foco no cliente e parcerias estratégicas

A estratégia de crescimento da Nava também se baseia no fortalecimento das relações com os clientes e na expansão das parcerias. “Nosso entendimento é de que o cross sell é a maior oportunidade de crescimento que uma empresa tem”, explica Adriana. No último ano, a empresa alcançou um NPS de 9, destacando a satisfação dos clientes.

A Nava está sempre atenta às demandas dos clientes e às mudanças tecnológicas. Recentemente, a empresa abriu uma nova linha de negócios para Salesforce, atendendo a uma demanda específica dos clientes. “A tecnologia muda todos os dias. É um processo vivo. Tudo isso vem do olhar do cliente”, afirma Adriana.

Entre os desafios atuais, a gestão de custos em cloud se destaca. “Ninguém tem dúvidas de que cloud é o caminho. Mas e agora? E o próximo passo? Como fazer a gestão de custos de forma estruturada”, questiona Adriana, mencionando que a Nava tem crescido significativamente em projetos de FinOps justamente para apoiar nessa jornada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.