Imagem: Shutterstock
O Brasil atualmente conta com quase 300 mil sócios de empresas do segmento de Tecnologia da Informação, porém desse número apenas 72 mil são mulheres, representando 25% do total. Os dados foram levantados pela Cortex, especializada em Inteligência de Vendas B2B, e aponta um cenário de desigualdade de gênero entre os empreendimentos de TI no País.
Ainda seguindo esse recorte, o setor de TI está entre os mais desiguais entre 16 setores, ficando atrás, apenas, dos segmentos de Construção, Financeiro e Concessionárias de Serviços Essenciais. Todos os 16 setores analisados apresentam participação majoritariamente masculina entre os sócios.
Do Guru ao Guri: IT Forum Trancoso propõe caminhos para a Liderança Ambidestra
O levantamento também mapeou as empresas que contam com pelo menos uma mulher no quadro societário. De todas as empresas analisadas, 37,9% têm pelo menos uma mulher entre os sócios, enquanto 87,4% têm pelo menos um homem.
O segmento de Tecnologia da Informação tem 238 mil empresas ativas no Brasil. Em 2022, foram abertas 41.353 mil empresas, enquanto 15.876 foram fechadas. Dentre as cidades que mais têm empresas de TI, em primeiro lugar está São Paulo, com 66,7 mil CNPJs ativos, seguido por Rio de Janeiro, com 13 mil, e Curitiba, com 9,4 mil.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…