Mira Murati, CTO da OpenAI, deixa a companhia
Executiva se juntou à OpenAI em 2018 e chegou a atuar como CEO interina após a saída temporária de Sam Altman

Mira Murati, Chief Technology Officer (CTO) da OpenAI, anunciou nesta quarta-feira (25) que deixará a companhia após seis anos e meio.
“Após muita reflexão, tomei a difícil decisão de deixar a OpenAI”, escreveu a executiva em um memorando enviado à companhia e também publicado em seu perfil pessoal na rede social X (ex-Twitter).
Ainda de acordo com Mira, “não existe um momento ideal para deixar algo que se ama, mas este momento parece certo”. Na nota, a executiva afirma que está saindo da companhia para “explorar” possibilidades por conta própria. Ela, no entanto, diz que fará parte da transição.
Leia mais: Meta Connect 2024: avanços em IA e realidade aumentada
Desenvolvedora do ChatGPT, a OpenAI tem enfrentado um êxodo de lideranças há meses. Em maio, Ilya Sutskever, cofundador, e Jan Leike, líder de segurança, anunciaram que deixariam a companhia. No mês passado, John Schulman, também cofundador, trocou a OpenAI pela rival Anthropic.
A saída de lideranças da organização ocorre em um momento chave para a OpenAI. Investida pela Microsoft, a empresa está em busca de uma nova rodada de investimentos que poderá colocá-la em uma avaliação de mercado de US$ 150 bilhões, segundo a CNBC.
Mira é formada em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Dartmouth, em New Hampshire. A executiva tem uma trajetória extensa no setor de inteligência artificial. Em 2013, juntou-se à Tesla como gerente de produtos, onde atuou no desenvolvimento do Autopilot.
Ela também trabalhou na Leap Motion antes de, em 2018, ingressar na OpenAI como vice-presidente de Applied AI & Partnerships. Em novembro do ano passado, tornou-se CEO interina da OpenAI após a demissão de Sam Altman do cargo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!