Microsoft Build 2025 coloca IA agêntica nos holofotes

Evento para desenvolvedores da empresa americana detalha bases para a ‘Agentic Web aberta’

Author Photo
8:20 am - 20 de maio de 2025
Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft, na abertura do Build 2025. Foto: Divulgação, Microsoft

Os agentes de IA revolucionando a internet como a conhecemos e gerando uma “Agentic Web aberta”, além da capacidade da Microsoft de transformar “plataformas, produtos e infraestrutura” para receber essa “nova era”, são os principais motes do Build 2025, evento anual da Big Tech que começou nessa segunda-feira (19) em Seatle, nos EUA. O evento para desenvolvedores vai até quinta-feira (22).

Em carta publicada também nessa segunda, o chefe de comunicações da Microsoft, Frank Shaw, resumiu o que a empresa prepara para os próximos anos nesse campo. Segundo o executivo, nesse novo mundo agentes de IA operam em contextos individuais, organizacionais, de equipe e de negócios tomando decisões e executando tarefas em nome de usuários ou empresas.

“No Microsoft Build, estamos mostrando os nossos passos para tornar essa visão uma realidade (…) colocando novos modelos e agentes de programação nas mãos dos desenvolvedores, trazendo agentes de nível empresarial, tornando nossas plataformas como Azure AI Foundry, GitHub e Windows os melhores lugares para construir, adotando protocolos abertos e acelerando a descoberta científica com IA”, escreve ele.

Leia também: Funcionário interrompe CEO da Microsoft em protesto contra contratos com Israel

Por isso não surpreende que os agentes estejam no centro da maioria dos anúncios reservados para o primeiro dia de Build esse ano. O GitHub Copilot, por exemplo, ganhou um agente de programação assíncrono. A empresa também adicionou gerenciamento de prompts, avaliações leves e controles empresariais aos modelos.

A empresa também anunciou o Windows AI Foundry, que promete ser uma plataforma “unificada e confiável” para apoiar desenvolvedores de IA em treinamentos e inferências, com APIs para tarefas de visão e linguagem. O recurso já está disponível.

Já o Azure AI Foundry Models ganhou acesso aos modelos Grok 3 e Grok 3 mini da xAI (de Elon Musk), hospedados e cobrados diretamente pela Microsoft. Segundo a empresa, com a adição desenvolvedores podem escolher entre mais de 1.900 modelos de IA hospedados por parceiros e pela própria Microsoft.

A empresa também anunciou novos agentes pré-construídos, blocos de construção personalizados, capacidades de multiagente e modelos para construir e implantar agentes “de forma segura”.

Web agêntica

Para viabilizar a visão de “Agentic Web aberta”, a empresa também anunciou no Build algumas novidades. Por exemplo, a oferta de suporte first-party ao Model Context Protocol (MCP) no GitHub, Copilot Studio, Dynamics 365, Azure AI Foundry, Semantic Kernel e Windows 11. Tanto Microsoft como GitHub disseram ter entrado no Comitê Diretor do MCP para “ajudar a avançar na adoção segura em escala do protocolo aberto”.

A empresa também detalhou um projeto aberto chamado NLWeb, que “pode desempenhar um papel semelhante ao HTML para a web de agentes”. Na prática isso significa mais facilidade para sites fornecerem interface conversacional para os usuários, melhorando a interação com conteúdo da web de maneira “rica e semântica”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.