Notícias

Metas de sustentabilidade fazem da TI ‘um alvo fácil’

Com os data centers espalhados pelo mundo respondendo por quantidade substancial do consumo de energia (1% do total) e das emissões de gases do efeito estufa, um passo importante que precisa ser dado por esses provedores rumo à sustentabilidade é a consolidação. Especialistas reunidos pela Nutanix em um painel com jornalistas durante o Next, evento da empresa realizado em Chicago, nos EUA*, foram enfáticos ao afirmar que há sistemas antigos em operação e, pior, acumulando ineficiências.

“90% dos decisores estão colocando [o tema ambiental] como prioridade”, ponderou aos jornalistas presentes Harmail Singh Chatha, diretor sênior de operações de cloud da Nutanix. “Estamos no mercado de infraestrutura, e existe uma jornada pela frente. Mas ainda há arquiteturas legadas com silos de redes, storages etc. Como consertar isso?”

Segundo o executivo, o investimento em hiperconvergência seria capaz de reduzir esses silos e consolidar a infraestrutura, diminuindo consumo desnecessário e alocando dados com mais eficiência, reduzindo desperdícios com energia e emissões de gases.

Esse problema é particularmente relevante quando se considera que empresas de todos os tamanhos estão “sob ataque” quando se trata de reduzir suas pegadas de carbono, particularmente no continente europeu, mais regulado. “Os EUA estão definitivamente atrás nesse jogo, a Ásia idem”, ressaltou Chatha.

Para Steve McDowell, especialista em sustentabilidade da NAND Research, o principal motivo para as organizações fazerem esforços de sustentabilidade na área de tecnologia é porque são, de fato, responsáveis por boa parte das emissões – 1% do total global, segundo ele. E que isso “torna a TI um alvo fácil” de outras áreas.

Casos de sucesso

Em um cliente da Nutanix do setor bancário de nome não relevado, as emissões do data center correspondem a 43% do total de toda a companhia. “Eles estão sob ataque, então como potencialmente a TI também pode ser parte da solução?”, questionou o economista sênior de nuvem da Nutanix, Steen Dalgas. “O caminho mais rápido para obter mais sustentabilidade no data center é consolidar.”

Outro cliente da empresa, a indiana Future Generali India Life Insurance (FGILI) conseguiu, apenas consolidando a infraestrutura de TI usando soluções de hiperconvergência, deve reduzir em 80% suas emissões nos próximos cinco anos. Também espera 38% de redução no custo de propriedade dos equipamentos.

“Quando eles consolidaram perceberam que precisavam de um único raque, não um data center inteiro”, lembra Chatha.

* o editor do IT Forum esteve em Chicago a convite da Nutanix

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago