Notícias

Mendelics reduz número de chamadas de atendimentos em quase 30%

Em menos de três meses, o laboratório Mendelics, especializado em exames genéticos para doenças raras e câncer, conseguiu reduzir em 29% o número de chamadas de clientes em busca de atendimento. A maior eficiência nos chamados se deu após a implantação de uma plataforma de atendimento da Zendesk.

A redução nos chamados se deu, principalmente, em resposta ao autoatendimento, que aumentou 61%. Após a adoção da Zendesk, o próprio cliente conseguiu resolver um problema ou eliminar uma dúvida, sem acionar um agente de atendimento.

“Esse dado é um indicador importante porque mostra o ganho de produtividade que tivemos, deixando a empresa muito mais bem estruturada para suportar mais chamados com o mesmo número de agentes, sem perder a qualidade nas interações com os clientes”, comenta Davi Albergoni, gerente de Infraestrutura e Facilities da Mendelics e meuDNA. “Boa parte da experiência do consumidor passa pelo agente, que tem de estar motivado, treinado, não sobrecarregado.”

A necessidade de aprimorar o sistema de atendimento se deu após a Mendelics lançar o seu teste de mapeamento genético, o meuDNA. A unidade de negócios começou a operar em 2019, e a demanda por atendimento aumentou. Até então, o sistema era restrito ao atendimento por e-mail, associado a um tratamento básico dos chamados para venda de exames para o setor público e clientes, como farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios.

Atualmente, a plataforma Zendesk é utilizada tanto para o atendimento de empresas, clientes da Mendelics (B2B), quanto dos consumidores da meuDNA. Os usuários podem acessar a empresa pelo chat – pelo site da empresa, que leva a um diálogo com o atendimento humano –, pela central telefônica e pelas redes sociais.

“Quando planejamos uma estratégia de atendimento ao cliente, analisamos o perfil do público, por onde ele prefere se comunicar e quais problemas ele busca resolver com mais frequência”, explica Bruno Prodocimo, diretor de Vendas da Zendesk Brasil. “Enquanto as organizações preferem contato por e-mail, as pessoas buscam um relacionamento mais próximo com quem se comunicam, e, neste caso, ficou evidente que era preciso ampliar os pontos de contato do cliente com a empresa”, completa.

Com a implantação da plataforma, a Mendelics conseguiu também aprofundar o conhecimento das necessidades dos seus diferentes tipos de clientes. Foi possível reduzir em 45% o tempo médio de primeira resposta e em 11% o tempo médio de resolução de chamados. Esses avanços se traduziram em um aumento do CSAT, índice que mensura a satisfação dos clientes, que se aproximou de uma média de 80% no começo de 2022.

“A parceria com a Zendesk agregou inteligência aos processos de CX e permitiu conhecer a fundo as dúvidas dos clientes”, afirma Davi Albergoni. “Nossa operação B2B oferece múltiplos meios de contato aos parceiros, e a operação B2C também pode nos acessar através de redes sociais. Sejam empresas parceiras, fornecedores ou clientes, todos têm mais facilidade de acesso ao nosso negócio”, diz.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 semana ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 semana ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 semana ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 semana ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 semana ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 semana ago