Com IA generativa, Livelo lança assistente que transforma experiência de acumular e usar pontos

Expert Livelo quer tornar simples e rápida a jornada do cliente, começando por viagens, com ambição de transformar toda a experiência de fidelidade

Author Photo
11:12 am - 25 de março de 2025
André Fehlauer, CEO da Livelo. Foto: Déborah Oliveira/IT Forum

Acumular pontos, planejar uma viagem, escolher o melhor cartão de crédito, entender o clube de vantagens, resgatar produtos, encontrar promoções. Para muitos, o mercado de fidelidade ainda é um labirinto de informações. Para a Livelo, isso precisa mudar. E a chave para a transformação está na inteligência artificial (IA) generativa.

Nesta quarta-feira (25), a empresa lançou o Expert Livelo, seu primeiro assistente digital baseado em IA generativa, projetado para simplificar, personalizar e acelerar a experiência dos seus mais de 50 milhões de clientes. “Esse é o futuro da Livelo. Estamos dando um passo importante para facilitar a vida das pessoas”, afirma André Fehlauer, CEO da companhia, durante o evento de lançamento para seus colaboradores.

O assistente nasceu com a missão de descomplicar. “O mercado de fidelidade é complexo. As pessoas dizem que é difícil de entender. Isso nos incomoda. A Livelo não deveria ser complexa, deveria ajudar. Nosso papel é ensinar e facilitar, e o Expert nasce com essa visão”, destaca Fehlauer. “Fomos aos EUA buscar tendências e voltamos com duas certezas: o futuro está nas pessoas e na tecnologia”, completa Fehlauer.

Como funciona o Expert Livelo?

O Expert está disponível no aplicativo da Livelo e, nesta primeira fase, está focado em ajudar o cliente a planejar viagens com pontos, otimizando hábitos de consumo e estratégias de acúmulo.

Com base em dados públicos e nas informações dos usuários, como cartões de crédito, histórico de compras e comportamento de consumo, o Expert sugere caminhos mais rápidos para alcançar um objetivo.
Um exemplo prático citado pelo executivo foi de um cliente hipotético que deseja viajar para Buenos Aires e precisa de 37,8 mil pontos. Com um acúmulo mensal médio de 1.568 pontos, essa jornada consumiria cerca de dois anos. Com a ajuda do Expert, que analisa possibilidades como upgrade de assinatura, campanhas de ‘compre e pontue’ e cartões com melhor paridade, o tempo estimado cai para 9 meses.

“Essa é a mágica. O Expert usa os dados para fazer o que o cliente já faz, mas de forma mais inteligente e rápida”, explica o CEO. A meta é ambiciosa. Segundo ele, reduzir pela metade o tempo necessário para o cliente realizar seus objetivos com pontos.

Tecnologia com propósito

O Expert Livelo foi desenvolvido com apoio da Amazon Web Services (AWS) e da Compass UOL, e é resultado de um processo iniciado há cerca de um ano, quando a empresa criou seu Hub de Inovação.

O Hub de Inovação foi criado em outubro de 2024 para reafirmar o compromisso da empresa com a transformação tecnológica. O primeiro produto desenvolvido foi o ‘Disputa de Recompensas’, que permite que os clientes da Livelo comprem fichas em uma disputa virtual para ter a chance de conquistar recompensas especiais.

Hoje, mais de 50 mil beta testers participaram do processo de cocriação da ferramenta, que segue em constante evolução. “A IA generativa é revolucionária. Mas ela só entrega valor se for simples, útil e acessível. Queremos desmitificar essa tecnologia, colocá-la verdadeiramente a serviço do cliente”, contou o CEO ao IT Forum.

Para isso, a Livelo aposta numa estratégia de longo prazo. A empresa pretende expandir as capacidades do Expert para incluir funcionalidades como interação por voz, recomendações de produtos e serviços personalizados, alertas de passagens e integrações com parceiros, tornando-se um verdadeiro consultor de pontos onipresente, capaz de interagir com o cliente em qualquer canal, dentro ou fora da plataforma Livelo.

IA dentro de casa

A IA generativa não está sendo aplicada apenas na experiência do cliente. Internamente, a Livelo já observa os ganhos. Fehlauer revela que antes o processo de analisar o verbatim do NPS consumia 40 dias. Agora com IA, são 40 minutos. O objetivo é automatizar atividades manuais para liberar tempo e promover a criatividade dos times. “Tecnologia é a maior área da empresa hoje. Mas não estamos falando só de sistemas, e sim de uma estrutura sólida de dados e pessoas capacitadas para pensar inovação com agilidade”, reforça o CEO.

Esse movimento também exige uma mudança cultural. “As empresas pecam quando colocam a IA apenas como ferramenta. É preciso ter uma estratégia de base, pensar em educação, em governança e no impacto real para o cliente. Fizemos esse trabalho e agora estamos colhendo os frutos”, afirma Fehlauer.

Além das viagens

A ambição da Livelo é grande. Viagens são apenas o começo. Em breve, o Expert estará integrado ao Clube Livelo, ao Shopping Livelo, ao resgate e acúmulo de produtos, e até o suporte para escolha do melhor cartão de crédito, com base nos hábitos e objetivos de cada usuário.

“No futuro, o próprio Expert poderá realizar transações automaticamente em nome do cliente, como comprar uma passagem no momento ideal. Queremos romper os canais tradicionais e colocar o Expert onde o cliente estiver. A inteligência artificial será o copiloto da vida do consumidor de pontos. É um caminho sem volta”, projeta o CEO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas