Notícias

Livelo desenvolve ferramenta para automatizar operações internas

Em busca de aprimorar suas operações internas, a Livelo desenvolveu internamente uma ferramenta com o objetivo de garantir maior visibilidade de débitos técnicos e controle de qualidade para diversas áreas da empresa.

Pela sua proposta, o sistema foi batizado de “Olho de Thundera”, em alusão à espada da animação ThunderCats, que possui um olhar “além do alcance”. Segundo a Livelo, a ferramenta oferece uma perspectiva abrangente de suas operações e conformidade de acordo com padrões estabelecidos, atuando como o guardião das regras e padrões tecnológicos. O sistema ainda examina o código e as fontes de dados utilizando análise de código estática.

Leia mais: INSS testa uso de IA para identificar fraudes em benefícios previdenciários

“A ferramenta possibilita a geração de um score de aderência para cada aplicação, assim como um relatório completo de não conformidade, aprimorando, assim, o processo de produção. Ao aplicar regras predefinidas, o sistema identifica efetivamente os erros que dificilmente são capturados pelas pessoas e impede que eles progridam, promovendo uma cultura de melhoria contínua e redução de débitos técnicos”, explica a Livelo.

O time de Arquitetura de Sistemas foi responsável pela criação do “Olho de Thundera”. A versão inicial foi lançada em agosto de 2022 e, desde então, o sistema tem evoluído, adaptando-se às necessidades e objetivos estratégicos da empresa. Quanto aos benefícios do projeto, espera-se que a visibilidade dos débitos técnicos aumente e traga uma garantia de que nenhum problema crítico seguirá para a produção. Além disso, a ferramenta estabelece um novo processo para a depreciação de ferramentas legadas, estabelecendo prazos para a migração das tecnologias.

Como resultado da implementação da ferramenta, a Livelo afirma ter alcançado um nível de excelência na qualidade de suas aplicações, permitindo que todas estejam integradas a ferramenta e aderentes ao score estabelecido, promovendo uma cultura de excelência e avanço tecnológico dentro da empresa.

“A bem-sucedida execução trouxe diversos ganhos, incluindo métricas aprimoradas por squad e aplicação, alinhamento com a estratégia de TI da companhia e facilidade na evolução da plataforma de tecnologia. A história de sucesso do projeto ‘Olho de Thundera’ demonstra como a automação e a garantia de excelência são essenciais para impulsionar o crescimento e a eficiência”, destaca a Livelo.

Para o futuro, a empresa quer devolver para a comunidade o conhecimento adquirido durante a produção da ferramenta, transformando-a em um projeto open source. “Assim, outras pessoas conseguem contribuir com a evolução da iniciativa e usufruir dos benefícios alcançados com o seu uso”, defende a empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago