Lenovo fornecerá IA, dispositivos e infraestrutura de data center na Copa de 2026

Empresa também vai aprimorar experiência dos torcedores durante a Copa do Mundo Feminina em 2027 no Brasil

Author Photo
9:55 pm - 15 de outubro de 2024
Lenovo e Fifa firmam parceria para Copa 2026. Foto: Déborah Oliveira

A Lenovo revelou no Tech World, que acontece nesta semana nos Estados Unidos*, que será parceira tecnológica oficial da Fifa para a Copa do Mundo 2026 no Canadá, México e Estados Unidos, e para a Copa do Mundo Feminina 2027 no Brasil.

Segundo a empresa, serão usadas na estratégia soluções de inteligência artificial (IA), portáteis ThinkPad, tablets, smartphones Motorola e servidores. A Lenovo promete possibilitar melhores experiências aos torcedores em estádios e transmissões globais, potenciar análises aprimoradas e democratizar os dados em todas as nações que jogam futebol no mundo.

Sobre a aliança, Gianni Infantino, presidente da Fifa, afirmou que a combinação de dados e tecnologia ajudará a conhecer melhor os fãs. “Iremos utilizá-los [os dados] para criar experiências incomparáveis e inesquecíveis”, completou, sem, no entanto, entrar em detalhes.

“Acreditamos que cada uma das nossas tecnologias tem um papel importante no crescimento e aprimoramento do futebol global, para os jogadores, treinadores, torcedores e espectadores”, comentou Jeff Shafer, Chief Communications Officer da Lenovo. O executivo apontou que o futebol já é incrivelmente intensivo em dados e esse contexto será altamente explorado durante o maior evento esportivo do planeta. “Cada passo, cada batimento cardíaco, cada respiração é monitorado. E com a nossa tecnologia, acreditamos que podemos pegar todos esses dados e fazer coisas incríveis com eles, para os jogadores, para os fãs e para o jogo”, encerrou.

A Copa do Mundo contará com 48 seleções e será sediada por três nações pela primeira vez na história em 2026. O torneio retornará aos Estados Unidos após a edição de 1994 com 24 seleções, enquanto 2026 marcará a terceira vez que o México receberá o torneio. O Canadá sediará os principais torneios femininos e juvenis da Fifa, incluindo a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2015. O ano de 2026 será a primeira vez que o torneio sênior masculino será disputado no Canadá.

Já a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027 será a décima edição do torneio e, assim como na Austrália e em Aotearoa, Nova Zelândia, em 2023, deverá contar com 32 seleções. O Brasil participante de todas as Copas do Mundo Femininas da Fifa da história, terá a honra de sediar a primeira Copa do Mundo Feminina da Fifa realizada na América do Sul.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.