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Para metade dos latino-americanos, fintechs melhoram acesso ao crédito

A América Latina e o Caribe têm cerca de 3 mil fintechs em operação, aumento de 340% desde 2017, segundo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Essas empresas não só aumentaram o número de contas bancárias, mas também oferecem serviços financeiros digitais bem avaliados pelos usuários: 72% relatam economia de tempo, 59% melhor planejamento financeiro e 53% obtendo mais acesso ao crédito.

É o que revela um relatório da Mastercard publicado essa semana e chamado A Nova Era da Inclusão Financeira na América Latina. Segundo o documento, as startups que atuam no setor financeiro têm sido um dos principais impulsionadores da inclusão bancária na região. Os números foram levantados a partir de 1.848 entrevistas conduzidas online em setembro de 2024 em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Leia mais: 4 dicas para startups que buscam um primeiro investimento

Mais da metade dos entrevistados no Brasil (58%), Colômbia (52%) e Peru (55%) afirmam que as fintechs forneceram acesso a produtos financeiros que antes não estavam disponíveis para eles. Mais de 28% acessaram sua primeira poupança ou conta de depósito por meio de uma fintech.

Proprietários de contas de baixa renda (35%) têm maior probabilidade de ter contas em bancos digitais em comparação com os entrevistados de alta renda (28%).

Apesar disso, o uso de dinheiro em espécie permanece grande na região, com 40% dos entrevistados de baixa renda relatando que pagam mais da metade de suas despesas mensais em dinheiro, em comparação com 25% dos indivíduos de alta renda.

Inclusão financeira

Segundo o estudo, cartões de débito e contas são os produtos financeiros mais possuídos, sendo contratados por mais de 80% dos entrevistados. Os cartões de crédito (63%) e as linhas de crédito (34%) vêm em seguida em termos de popularidade.

Os entrevistados relatam que os cartões de débito (50%) e os cartões de crédito (39%) tiveram o impacto positivo em sua qualidade de vida financeira.

Embora 63% dos entrevistados continuem a depender de dinheiro em espécie para transações diárias ou semanais, o uso de métodos de pagamento digital está aumentando: 61% usam cartões de débito e 45% usam cartões de crédito para pagamentos diários ou semanais.

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