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A consultoria multinacional KPMG publicou recentemente um relatório que traz considerações, desafios e oportunidades para empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações (TMT). São pontos que elas devem, segundo a empresa, levar em consideração para se protegerem (e defenderem funcionários, clientes e parceiros).
“À medida que as empresas de TMT continuam a inovar e expandir, elas estão cada vez mais expostas a ameaças cibernéticas e a requisitos regulatórios globais complexos. Abordar esses riscos cibernéticos ampliados e estar em conformidade com uma gama cada vez maior de regulamentações são desafios prementes”, diz em comunicado o sócio-líder de tecnologia, mídia e telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul, Márcio Kanamaru.
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As principais considerações para diretores de segurança da informação feitas pela KPMG são as seguintes:
Desafios: modelo de negócio em constante evolução, o que aumenta a exposição a ameaças dinâmicas; compliance e legislação.
Oportunidades: confiança digital como um diferencial competitivo; incorporação de medidas de segurança desde o início do desenho do produto; colaboração global em segurança digital.
Desafios: dependência da cadeia de suprimentos; adoção de medidas de segurança cibernética em terceiros; consequências regulatórias em função da exposição de dados de uma organização.
Oportunidades: integração da cadeia de suprimentos para as organizações minimizarem os riscos; inovação colaborativa para fomentar redes confiáveis; gerenciamento de riscos de fornecedores para identificar potenciais ameaças; automação inteligente; incentivo a um modelo de conhecimento coletivo para resolução de problemas sobre segurança cibernética.
Desafios: necessidade de um sistema robusto para a prevenção de riscos à segurança cibernética; ter uma identidade digital do cliente única e não fragmentada para evitar violações de dados; empresas conectadas precisam de um gerenciamento de identidade digital.
Oportunidades: abordagem centrada na verificação; uso de inteligência artificial no processo de verificação de identidade baseada no comportamento do consumidor.
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