Notícias

Justiça dos EUA acusa Adobe de práticas enganosas em assinaturas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) iniciou um processo contra a Adobe, alegando que a empresa enganou consumidores ao não divulgar claramente os termos de seus planos de assinatura.

Segundo a queixa apresentada nesta segunda-feira (17), a Adobe teria inscrito clientes em seu plano de assinatura mais lucrativo sem informar adequadamente sobre a elevada taxa de rescisão antecipada, que pode custar centenas de dólares caso o plano seja cancelado no primeiro ano.

A acusação aponta que a Adobe ocultou informações críticas em letras miúdas e em áreas de difícil visibilidade durante o processo de inscrição, tornando difícil para os consumidores compreenderem integralmente as condições do serviço. Além disso, o governo argumenta que a empresa usa o pagamento de taxa de rescisão antecipada como uma ferramenta para reter clientes que desejam cancelar suas assinaturas.

“A Adobe então desencoraja cancelamentos empregando um processo de cancelamento oneroso e complicado”, diz a queixa.

Leia também: Revelações sobre treinamento de IA da Adobe geram debate ético

Em resposta, a Adobe afirma que contestará as alegações nos tribunais.

“Os serviços de assinatura são convenientes, flexíveis e econômicos para permitir que os usuários escolham o plano que melhor se adapta às suas necessidades, cronograma e orçamento”, disse Dana Rao, Conselheiro Geral e Diretor de Confiança da Adobe, em um comunicado. “Nossa prioridade é sempre garantir que nossos clientes tenham uma experiência positiva. Somos transparentes com os termos e condições de nossos acordos de assinatura e temos um processo simples de cancelamento”.

Em 2012, a Adobe alterou seu modelo de negócios para um sistema de assinaturas, exigindo que os consumidores pagassem regularmente para acessar seus softwares. Antes dessa mudança, os usuários podiam obter acesso ao software mediante um pagamento único. Atualmente, a maior parte da receita da Adobe provém dessas assinaturas, conforme aponta a Comissão Federal de Comércio.

Em paralelo, a Comissão processou a Amazon no ano passado, acusando-a de dificultar propositalmente o cancelamento de assinaturas do serviço Prime pelos clientes.

O processo do Departamento de Justiça visa obter medidas judiciais, penalidades civis e compensação monetária equitativa, em conformidade com as leis federais destinadas a proteger os consumidores de práticas comerciais enganosas.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 semana ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 semana ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 semana ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 semana ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 semana ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 semana ago