Itaú investe na Neospace, startup de IA que quer substituir o CRM tradicional

A era dos CRMs baseados em planilhas e formulários pode estar com os dias contados. O Itaú já fez sua aposta

Author Photo
10:24 am - 29 de janeiro de 2025
Imagem: Divulgação

O Itaú Unibanco decidiu dobrar a aposta na inteligência artificial generativa. O banco anunciou a aquisição de 15% da NeoSpace, uma startup que desenvolve modelos fundacionais de IA voltados para o setor financeiro. O acordo, que faz parte de uma rodada de US$ 18 milhões liderada pelo próprio Itaú, envolve ainda um contrato comercial para integrar a tecnologia da NeoSpace à experiência digital do banco.

Do total investido, US$ 15 milhões saíram diretamente dos cofres do Itaú. Além do aporte, o banco pretende desenvolver produtos exclusivos junto à NeoSpace para turbinar suas ferramentas de personalização e automação financeira. O objetivo: transformar a maneira como o banco se comunica com seus clientes, desde recomendações de gestão de finanças até novas formas de modelagem de crédito.

Leia também: Happy se posiciona como uma escola que quer ensinar o impossível: preparar jovens para profissões que não existem

O movimento faz parte da estratégia do Itaú de ampliar o uso de inteligência artificial especializada, em um mercado onde a automação das interações com clientes se tornou prioridade. “Estamos certos de que abriremos caminhos para um novo paradigma no mercado, mantendo como premissa fundamental o uso responsável dos dados”, afirmou Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco, ao anunciar a parceria.

Do CRM para a IA generativa

Os CRMs tradicionais, que há décadas organizam o relacionamento entre empresas e clientes, tornaram-se um fardo pesado para quem busca velocidade e personalização. Na visão da NeoSpace, a era dos formulários e atualizações manuais está com os dias contados.

Em vez de regras fixas e dados estáticos, os modelos de IA da startup são projetados para interpretar o comportamento dos clientes em tempo real, sugerindo interações e ofertas personalizadas. “Nossos modelos são desenvolvidos para compreender profundamente as necessidades e comportamentos dos clientes, identificar oportunidades de personalização e alavancar a eficiência operacional”, explicou Bruno Pierobon, fundador da NeoSpace.

A promessa não é só um atendimento mais fluido, mas também um impacto direto nos processos internos do banco. A IA poderá, por exemplo, gerar insights automáticos para os gerentes, sugerir recomendações financeiras baseadas no histórico do cliente e até refinar a análise de risco para concessão de crédito.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.