Imagem: Shutterstock
A Ipsos, empresa de estudos de mercado, projeta diminuir custos em 25% ao longo de 2024 com a aplicação de inteligência artificial generativa (GenAI) em processos de pesquisas. A companhia divulgou a estimativa essa semana e disse já ter registrado redução de 35% no tempo de codificação de dados das entrevistas, além de taxa de assertividade de 80% por parte da tecnologia.
Como resultado, a consultoria passou a entregar relatórios de maneira mais ágil, o que se traduziu em uma melhor experiência do cliente e vantagem competitiva, diz.
Mailson Rocha, diretor de TI e head de sistemas e inovação para a América Latina da Ipsos, diz que a otimização dos dados obtidos em entrevistas era um desafio para a companhia aumentar a produtividade e a eficiência operacional. O projeto de IA foi feito em parceria com a FCamara em julho de 2023.
Leia também: Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável
A implantação começou com a Ipsos identificando possíveis gargalos e, depois, desenvolvendo uma solução baseada em IA. Com uma equipe dedicada de ambos lados, foi iniciada a implementação da IA na análise de dados qualitativos, especialmente respostas de perguntas abertas. Com o uso de IA Generativa, a companhia melhorou a capacidade de processar grande volume de dados, reduzindo o tempo necessário para fazer relatórios.
Segundo a Ipsos, um dos principais aprendizados para o time de TI foi o aprimoramento de habilidades na criação de prompts. Esse aperfeiçoamento incluiu técnicas para elaborar perguntas com clareza, usar exemplos representativos para direcionar a IA e especificar formatos de saída para uma integração eficiente com os sistemas existentes.
“A Ipsos é um exemplo de como usar a tecnologia para otimizar processos centrais na empresa e resultam em uma melhor entrega para o cliente”, diz Raul Rocha, VP da vertical de multisector da FCamara.
Em alguns meses de utilização, o sistema já se expandiu para outras unidades da empresa na América Latina e está sendo adotada em escala global. Ao todo, a Ipsos tem mais de cinco mil clientes, 47 milhões de entrevistados, 18 mil funcionários e está presente em 90 países.
Acesse ao link agora mesmo e siga o canal do IT Forum no WhatsApp!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…