Investimento em digitalização desafia 67% dos executivos de bancos, mostra estudo

Pesquisa da Mambu com a Financial Times mostra que metade dos executivos globais de bancos admitem riscos de perder metas de digitalização

Author Photo
por
1:53 pm - 07 de outubro de 2021

Os bancos estão sendo desafiados a ampliar seus investimentos em digitalização e redefinir seus papéis na sociedade para não desaparecerem. Segundo um estudo recente da Mambu, fintech de soluções bancárias na nuvem, e da The Financial Times Focus (FT Focus), mais de dois terços (71%) dos executivos de bancos da América Latina e 67% do mundo acreditam que perderão espaço no mercado em dois anos se não investirem em digitalização.

Os dados mostram ainda que quase metade dos respondentes da América Latina (44%) e 58% no mundo preveem o fim de suas instituições nos próximos cinco ou dez anos, a não ser que mudem radicalmente seus modelos de negócio. Nomeada “Evolua ou seja extinto”, a pesquisa entrevistou mais de 500 executivos sêniores de bancos do mundo todo, inclusive do Brasil.

O levantamento indica que a pandemia de Covid-19 funcionou como um catalisador de mudanças nesse setor, impulsionando o desenvolvimento de estratégias digitais. Na região, 57% dos executivos enxergam aumento da inclusão financeira como um dos maiores benefícios para a construção de um modelo bancário centrado no cliente por meio da transformação digital.

Leia mais: XP lança hub de serviços para impulsionar 250 startups

Já 83% dos líderes da América Latina e 81% dos respondentes mundiais concordam que substituir modelos mais conservadores por um propósito social progressivo é vital para suas estratégias de crescimento. A prova disso, segundo o estudo, é que conceitos baseados somente em “lucro” e “aumento de ganhos” caíram na lista de prioridades dos bancos.

No entanto, a evolução de serviços tradicionais legais para o digital será lenta. Tanto que menos da metade dos entrevistados avaliam as estratégias digitais dos seus bancos como “maduras” ou “avançadas”.

“Os últimos 18 meses mostraram aos bancos a importância de uma oferta digital robusta e ágil. Entre os entrevistados mundiais, 53% admitem estar correndo risco de perder as metas da transformação digital, índice também afirmado para 45% dos executivos latinos que foram entrevistados”, evidenciou Elliott Limb, CCO da Mambu.

Nesse contexto, o executivo chama a atenção para novos players que lideram a corrida rumo ao digital. “Estamos falando das fintechs, pequenos bancos de varejo recém-criados e outros players com abordagens inovadoras, que priorizam os serviços com propósito e experiências inéditas para seus clientes”.

Apesar de os bancos de varejo terem demorado para reagir às mudanças no comportamento do consumidor provocadas pela pandemia, há um grupo de ‘evolucionistas digitais’ que contraria essa tendência. “Além disso, esses players podem ajudar quem está no final da fila da jornada digital a acelerar seu processo de transformação, principalmente devido ao alto índice de desbancarizados que ainda vemos no Brasil, indicando o caminho a seguir, além de comprovar o sucesso de uma abordagem centrada no cliente”, comentou Sergio Costantini, diretor-geral da Mambu no Brasil.

O mapeamento também realça a dominância das gigantes de tecnologia, como Amazon e Google no segmento. Para 78% dos executivos da América Latina e 74% do mundo, essas empresas serão os donos das maiores fatias de mercado do setor bancário em apenas cinco anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.