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Incognia usa tecnologia própria de geolocalização para evitar fraudes

A busca de ferramentas que ajudam a reduzir fraudes e melhorar a experiência do usuário é crescente no mercado e, além da biometria ou análises comportamentais, a Incognia nasceu para como uma empresa de identidade baseada em geolocalização para verificação de usuários e validação de transações.

Em entrevista ao IT Forum, Diogo Sersante, country manager da companhia, explica que o mercado vê o uso de geolocalização como IP e GPS. “Nós temos uma tecnologia própria, desenvolvida há 10 anos, que usa sensores e sinais para chegar no dado de localização de nível muito apurado.”

A precisão, diz ele, é muito importante e promete que a tecnologia da Incognia é capaz de identificar diferentes localizações mesmo que um apartamento ao lado do outro. “Se o escritório do fraudador é o teu vizinho e eu uso GPS, eu gero um falso positivo descontrolado e poderia bloquear todas as pessoas do prédio de fazer transações”, alerta Sersante.

Leia mais: Fraudes de identidade são percebidas por 80% dos usuários na América Latina

A tecnologia da Incognia também aprende os hábitos do dispositivo para entender não só a casa do usuário, mas onde trabalha e outros locais de confiança, como casas de amigos, entre outros.

“Se identificamos que um fraudador está abrindo muitas contas, podemos dizer que certo dispositivo ou local só pode criar um, duas ou três contas. Dessa forma, ele não conseguirá usar o mesmo equipamento ou espaço. Para proteger o usuário, se certo correntista está abrindo uma nova conta ou pedindo cartão, conseguimos entender se o dispositivo tem histórico no endereço que ele está pedindo o cartão”, revela Sersante.

O mesmo acontece no caso de localizações muito diferentes. Se um usuário está em São Paulo e 15 minutos depois tenta abrir uma conta em Maceió, fica claro para Incognia que esse segundo acesso é fraudulento. Por outro lado, se é um usuário que costuma ir aos Estados Unidos e em certo momento pede para mudar sua conta para um novo celular no país, é provável que ele tenha comprado um novo smartphone e esteja atualizando o dispositivo.

Crescimento da Incognia

Hoje, a companhia tem bancos de dados com mais de dezenas de milhões de usuários e, apesar de não abrir seus clientes, Sersante afirma que já atende bancos que estão entre os cinco maiores do país. Além de instituições financeiras, a Incognia atende varejistas, como para fraudes de e-commerce.

“Nós não temos nenhuma fraude reportada de baixo risco. Conseguimos autenticar 80% dos usuários sem fricção e os outros 20% de casos de fraude de médio risco, pedimos para o banco confirmar a transação”, explica o executivo. A Incognia, diz Sersante, quer se tornar referência em fraude e trilha passos fora do Brasil para isso. Do total de funcionários, 20% já estão nos Estados Unidos.

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