IA precisa estar integrada à estratégia de negócios

Para executivos do SAS, empresas não podem cair na tentação de adoção a tecnologia pela tecnologia. Ela precisa ser parte dos negócios

Author Photo
10:00 am - 19 de abril de 2024
Imagem: Shutterstock

O rápido avanço da inteligência artificial (IA) revela a importância de as empresas não apenas entender a tecnologia, mas também de aplicá-la de maneira eficaz. É o que acredita
Kimberly Nevala, strategic advisor do SAS. Segundo ela, o sucesso para a adoção de IA requer o envolvimento de toda a organização, desde os altos executivos até a equipe de base.

Antes de chegar nesse ponto, no entanto, Kimberly revela três passos cruciais para garantir uma experiência bem-sucedida com IA. “Para construir uma IA eficaz, é preciso contar com o componente de analytics, lembrando sempre que as empresas devem pensar em suas estratégias de negócios, e não IA. IA é usada para resolver um problema de negócios, não o contrário”, conta. Os dois outros passos são, segundo ela, educação, que deve ser aplicada por meio de um programa, e investir em uma fundação, com governança de dados.

Ao discutir o treinamento e implementação da IA, Kimberly enfatiza a necessidade de uma abordagem educacional abrangente em todos os níveis da organização. Ela destaca que a cereja do bolo em IA é sobre entender suas limitações e aplicabilidades em diferentes contextos. “Todo mundo na organização precisa ser ativamente envolvido nessas discussões. É essencial que haja um nível de literacia funcional em todos os níveis.”

Quando questionada sobre os desafios das empresas em torno da IA, Kimberly revelou para a tendência de “caça ao problema”, onde as organizações buscam aplicar a tecnologia sem uma estratégia clara. Ela destaca a importância de equilibrar o portfólio de aplicações de IA e priorizar os investimentos com base no valor gerado.
“O desafio para muitas organizações agora é como equilibrar esse portfólio de prioridades e garantir que a aplicação da IA seja estratégica e não apenas uma corrida para adotar a tecnologia da moda”, assinala.

Além da IA

André Novo, country manager do SAS Brasil, reiterou a necessidade de desmistificar a IA, afirmando que ela não deve ser tratada como uma solução isolada, mas, sim, como um componente integrado à estratégia de negócios. Ele ressalta a importância de aproveitar as soluções existentes e enriquecê-las com a IA, em vez de buscar desenvolver novas soluções do zero.

Novo apontou ainda a importância da confiabilidade da IA, especialmente quando se fala em IA generativa, não apenas para as empresas, mas também para os governos. Ele enfatiza a necessidade de casos práticos e produtivos de IA generativa, em áreas como análise de risco e prevenção de fraudes.

“Para ter o uso da GenAI em produção, é necessário abordar todos os aspectos. Os casos práticos de IA generativa são promissores, mas é crucial avaliar quando e como usá-los para aumentar a produtividade.”

No contexto brasileiro, Novo destaca o foco da SAS em setores como finanças, governo, telecomunicações e varejo, refletindo as tendências globais. Ele observa um aumento significativo no interesse do governo brasileiro pela IA nos últimos anos na análise de dados e uso da tecnologia. “Estamos vendo um movimento crescente do governo brasileiro em direção à IA nos últimos anos, o que reflete uma tendência global em direção à adoção da tecnologia”, finaliza.

*A jornalista viajou a convite do SAS

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas