Notícias

IA aplicada a soluções financeiras: a tecnologia trabalhando a favor da personalização de produtos e serviços

O boom da Inteligência Artificial (IA) tem gerado grandes discussões a respeito dos efeitos que essa tecnologia terá sobre a sociedade em diversos âmbitos. Seja em relação a transformação do trabalho ou na experiência do cliente usando produtos e serviços, há muitas hipóteses de como a IA impactará as nossas vidas. No que diz respeito aos serviços financeiros, as apostas são positivas e fazem crer que o seu uso tem o potencial de contribuir na relação cliente – instituição.

Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, que entrevistou CEOs do mercado financeiro, revela que 74% deles afirmam que a IA generativa e suas aplicações conseguirão melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo setor no próximo ano. Ao mesmo tempo, 51% dos entrevistados acreditam que os negócios do segmento não continuarão economicamente viáveis até a próxima década se continuarem da mesma forma. Ou seja, as mudanças, inovações e adaptações são necessárias para a saúde longeva do setor.

Leia mais: IA precisa de rigor e ética, defende presidente da Febraban 

A evolução da tecnologia tem transformado a experiência do consumidor e a sua relação com as transações monetárias, dado os benefícios desse processo de digitalização. No setor financeiro, como em outros, além de proporcionar mais agilidade nos atendimentos, a IA possibilita uma personalização da oferta de serviços e produtos. Isso porque é possível entender mais profundamente os padrões de comportamento e preferências individuais dos clientes.

Os modelos podem ser treinados para reconhecer e analisar padrões comportamentais dos usuários a partir de dados disponíveis na própria instituição ou fora dela. Contudo, nesse movimento, é importante que as instituições estejam atentas ao aumento dos riscos de crimes cibernéticos, haja visto que a tecnologia está disponível para todos, inclusive fraudadores.

A segurança dos dados e a governança no uso e adoção dessas tecnologias são fatores críticos de sucesso e, da mesma forma que tentativas de fraudes podem aumentar, tem crescido o uso da inteligência artificial na identificação e combate desses comportamentos. O uso dessa tecnologia na construção de aplicações contra roubo de identidade, fraude de CPF e de cartão de crédito etc., protegem a instituição e o cliente.

O Mapa da Fraude, lançado pela ClearSale, aponta que o Brasil registrou 3,7 milhões de tentativas de fraude em 2023, essa quantidade de golpes representa o equivalente a R$ 3,5 bilhões deixando em alerta consumidores e instituições, sobretudo no setor financeiro. Nesse contexto, exige-se uma abordagem proativa e eficaz na identificação de padrões suspeitos e a IA tem essa capacidade.

Ao analisar grandes volumes de dados em tempo real e aprendendo com eles simultaneamente, soluções de detecção de fraudes baseadas nessa tecnologia se tornam mais rápidas e eficientes do que métodos tradicionais, seja na prevenção ou na solução.

Adicionalmente, as instituições financeiras têm agregado a IA em seus processos internos não somente para melhorar os serviços e reforçar a segurança, mas para aumentar a eficiência em toda a cadeia de valor, diminuir custos e identificar diferentes possibilidades de uso. A tendência é de que os estudos e aplicações evoluam rapidamente e a tecnologia contribua para minimizar dores existentes na relação consumidor – instituição financeira.

O que se espera é que esse caminho nos leve à melhoria da experiência do consumidor, ao aumento da segurança e sustentabilidade do setor financeiro.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago